Greve dos servidores acaba após acordo com 18 categorias

Decisão foi por maioria. Categorias voltam ao trabalho em 03/09. Servidores do Incra e do Dnit rejeitaram proposta. 

Servidores federais de 18 categorias ligadas à Confederação dos Trabalhadores do Serviço Público Federal (Condsef) decidiram, nesta terça-feira (28/08), aceitar a proposta de reajuste salarial oferecido pelo governo, e assim, encerrar a greve.

De acordo com o coordenador-geral da Condsef, Josemilton da Costa, a decisão, por maioria absoluta, foi tomada em plenária que reuniu representantes dos estados. O acordo com o Governo Federal prevê uma reavaliação sobre o corte de ponto e a reposição dos dias parados. Com o fim da greve, devem retornar ao trabalho 250 mil servidores, principalmente de carreiras administrativas.

A assinatura do acordo aceitando a proposta do Executivo, segundo a direção da Condsef, será feita no fim da tarde desta terça. Os trabalhadores ainda não definiram a data da retomada das atividades.

A proposta foi aceita pelos servidores da Saúde, Funasa, Previdência, Trabalho, Cultura, Fazenda, Funai, Agricultura, Arquivo Nacional, Imprensa Nacional, Museu do Índio, Planejamento, Justiça, Transportes, Embratur, Secretaria de Patrimônio da União, administrativos da Polícia Rodoviária Federal e Integração Nacional. A Condsef representa 80% do total de servidores do Executivo.

Apenas o Incra e o Dnit, órgãos que também integram o Condsef, decidiram não aceitar a oferta do governo.

Fim do prazo
Termina nesta terça o prazo dado pelo governo para assinatura de acordos. O governo ofereceu reajuste de 15,8% fatiado em três vezes até 2015. Os índices de reajuste oferecidos pelo Executivo e acordados com as categorias, deve constar no projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), que deve ser enviada no próximo dia 31 de agosto ao Congresso Nacional.

(Com informações de agências online)

To top