Greve Geral

Greve Geral pelo Clima coloca em xeque política de Bolsonaro

Milhões de pessoas em pelo menos 150 países clamaram pela defesa ao meio ambiente
:: Brasil 24723 de setembro de 2019 10:44

Greve Geral pelo Clima coloca em xeque política de Bolsonaro

:: Brasil 24723 de setembro de 2019

A política de devastação do meio ambiente protagonizada pelo desgoverno Jair Bolsonaro foi alvo nessa sexta-feira 20 da maior mobilização já realizada até hoje. Não porque pessoas do mundo inteiro saíram às ruas contra Bolsonaro especificamente, mas em defesa do meio ambiente e da floresta amazônica, o que coloca em contradição as políticas do governo brasileiro.

A chamada Greve Geral pelo Clima, ou Climate Strike, em inglês, reuniu milhões de pessoas, especialmente jovens estudantes, em pelo menos 150 países. Multidões se reuniram para exigir ações imediatas contra as mudanças climáticas e frear as emissões de gases causadores do efeito estufa.

A Greve pelo Clima é inspirada no movimento Fridays For Future (Sextas-feiras Pelo Futuro, em português), criado por Greta Thunberg, adolescente sueca de 16 anos. Desde o ano passado, ela falta às aulas todas as sextas-feiras para protestar diante do parlamento da Suécia pelo clima. A ação ganhou comoção popular e passou a ser reproduzida por estudantes de outros países.

As mobilizações ocorrem em um momento em que a atenção mundial está voltada para o Brasil, devido às queimadas no território amazônico e as respostas do governo brasileiro frente a tal cenário. Somente no mês de agosto, a região foi devastada por 30.901 focos ativos de fogo, um aumento de 196% em relação a julho.

Confira a íntegra da matéria

Leia também