Guido Mantega descarta recessão no Brasil

Ministro defende união do Mercosul para superar crise como a cobrança de uma tarifa de importação de 35% poderia conter a “invasão” de produtos estrangeiros nos países da região

Reunidos em Montevidéu, os ministros da Fazenda do Mercosul discutiram a aplicação do percentual máximo da TEC (Tarifa Externa Comum) para uma lista de pelo menos cem produtos. Segundo o ministro da Fazenda, Guido Mantega, a cobrança de uma tarifa de importação de 35% poderia conter a “invasão” de produtos estrangeiros nos países da região, o que limitaria o impacto da crise econômica internacional.

O ministro afirmou ainda que os países da América Latina desfrutam de situação privilegiada em relação aos países ricos, mais atingidos pela crise. De acordo com Guido Mantega, os latino-americanos contam como situação fiscal sólida, reservas proporcionais ao PIB e mercado interno.

    “Esses países desenvolveram a demanda interna que está sendo ocupada por produtos importados. Devemos fazer uma união maior entre os países para defender o mercado latino-americano dessas invasões de produtos que vêm de fora”, disse o ministro.

Mantega descartou ainda qualquer risco de recessão no Brasil.

“Nunca ouvi falar que crescimento de 3% ou 3,5% fosse recessão. Apenas tivemos uma desaceleração localizada principalmente na indústria, que sofre mais a invasão de produtos estrangeiros. Mas isso já está sendo superado, já estamos em trajetória de crescimento.”

Clique aqui para ver à entrevista de Guido Mantega

{youtube}9IfymWzLge8{/youtube}

Blog do Planalto 

To top