Historiador passa a ser uma profissão regulamentada

Projeto do senador Paulo Paim segue para votação na Câmara dos Deputados.

Historiador passa a ser uma profissão regulamentada

Historiador, no Brasil, pode ser apenas aquele profissional que concluiu o curso específico de graduação, mestrado ou doutorado em História. A regulamentação da profissão foi aprovada no Senado nesta quarta-feira, (07/11) e só depende da aprovação da Câmara dos Deputados para se tornar lei.  

O autor do projeto que estabelece atribuições e exigências para o exercício da profissão é o senador petista Paulo Paim (PT-RS). Pela texto aprovado, os historiadores poderão atuar como professores de História nos ensinos básico e superior; em planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica; e no assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos para fins de preservação.
paulo_33d04a703b_m
Aprovado nas comissões de Assuntos Sociais (CAS); de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ); e de Educação, Cultura e Esporte (CE),  o projeto recebeu emenda, em Plenário, do senador Álvaro Dias (PSDB-PR) que retirou do texto original a referência aos locais onde o trabalho do historiador poderia ser desempenhado.

Capacitação

A senadora Ana Amélia (PP-RS) defendeu o projeto ao ler relatório do senador Flexa Ribeiro (PSDB-PA), aprovado na CCJ, em que este declara que “a omissão do legislador pode permitir que pessoas inabilitadas no exercício profissional coloque em risco valores, objetos ou pessoas”.

O texto ressalta ainda a relevância do papel do historiador na sociedade, com “impactos culturais e educativos” capazes de ensejar “a presença de normas regulamentadoras” da profissão. E conclui que não pode permitir que o campo de atividade desses profissionais seja ocupado por pessoas de outras áreas, muitas delas regulamentadas, mas sem a capacitação necessária para exercer o trabalho.

Leia mais:

Conheça o projeto PLS 368/2009


To top