Homenagem: ex-presidente Lula é indicado a Prêmio Darcy Ribeiro

Lula, que já recebeu 26 prêmios desde 2011, é apontado como “o político que mais investiu na educação brasileira, nos últimos anos”.

A atuação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na área de educação lhe garantiu uma indicação ao Prêmio Darcy Ribeiro de Educação – Edição 2012. Lula teve o nome sugerido pela deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), por ser considerado “o político que mais investiu na educação brasileira, nos últimos anos”. A indicação será julgada no próximo dia 19 pela Comissão de Educação da Câmara dos Deputados.

O prêmio Darcy Ribeiro é concedido anualmente a três pessoas e/ou entidades, cujos trabalhos mereçam especial destaque na defesa e promoção da Educação no Brasil. A premiação consiste na concessão de diploma de menção honrosa e outorga de medalha com a efígie de Darcy Ribeiro, no dia 26 de outubro, data do aniversário do antropólogo, romancista e um dos principais intelectuais brasileiros, Darcy Ribeiro, que faleceu em 17 de fevereiro de 1997.

Dentre as outras 17 instituições e/ou pessoas que concorrem com Lula, está a Secretaria da Educação e Cultura do Estado do Piauí, representada pela Fundação Nossa Senhora da Paz, da Vila da Paz, zona Sul de Teresina. A Secretaria obteve a indicação graças ao trabalhando que vem realizando para melhorar a qualidade da educação no Estado. A Fundação foi a única do Piauí a ser indicada para o prêmio.

Lula e as homenagens

Caso o ex-presidente leve a medalha Darcy Ribeiro para casa, ele somará 27 prêmios e homenagens recebidos, somente, após a Presidência. Entre os quais constam: Prêmio Norte-Sul de Direitos Humanos (Portugal, 2011), Prêmio Libertad Cortes de Cádiz (Espanha, 2011), Prêmio Top Etanol – Personalidade de destaque (Brasil, 2011), World Food Prize (EUA, 2011), Prêmio Lech Walesa (Polônia, 2011), Prêmio Nelson Mandela de Direitos Humanos (Canadá, 2012), além de vários títulos de doutor honoris causa de universidades nacionais e internacionais.

Confira a lista completa dos prêmios de Lula.

Com informações de agências de notícias

To top