Humberto comemora entrega de ambulâncias

Humberto criou programa na Secretaria de Saúde do Recife e depois levou para o Ministério da Saúde.


A entrega de 47 ambulâncias marca a cobertura
de 100% do SAMU de 72 cidades da Região
Metropolitana

O senador Humberto Costa (PT-PE) comentou em plenário, nesta terça-feira (28), a entrega de 47 ambulâncias de suporte básico e avançado do SAMU, no Centro de Convenções, com o governador de Pernambuco, Eduardo Campos e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha na última sexta-feira (24). A entrega de 47 ambulâncias marca a cobertura de 100% do SAMU em Pernambuco na área da I Macrorregional de Saúde, que engloba 72 cidades da Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Sul e Norte e Agreste Setentrional.

O programa foi criado por Humberto quando ele esteve à frente da Secretaria de Saúde de Recife e depois levado para o Ministério da Saúde onde expandiu para todo o Brasil.

Atualmente, o Samu Metropolitano do Recife dispõe de 73 ambulâncias, sendo 59 de suporte básico, 14 de suporte avançado, equipada com UTI, e 05 Motolâncias, atendendo 17 municípios da RMR. Cada unidade de suporte básico representa um investimento de R$ 124,5 mil em sua compra, com a atuação de um técnico de enfermagem e um condutor a cada plantão.

Já as UTIs custam R$ 198 mil e contam com uma equipe multidisciplinar, formada por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e condutor. No total, o investimento dos Governos Federal e do Estado na aquisição das 47 ambulâncias foi de, aproximadamente, 6,1 milhões.

Com informações da assessoria do senador Humberto Costa

To top