Humberto comemora o frevo como patrimônio da humanidade

“Esta é uma grande conquista para a cultura de Pernambuco e do Recife. Um reconhecimento da importância do frevo como manifestação popular”.

 O Senador Humberto Costa (PT/PE) comemorou, de Paris, via Twitter (@humbertocostapt), o reconhecimento do frevo como patrimônio cultural imaterial da humanidade.

O título foi concedido na tarde desta quarta-feira (5/12) em cerimônia realizada pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), na França.

A 7ª Sessão do Comitê Intergovernamental para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial da Humanidade, o órgão da Unesco que decidiu pela concessão do título, contou com a presença do senador, da ministra da Cultura, Marta Suplicy, e de personalidades do meio político e cultural de Pernambuco.

“É uma grande conquista para a cultura de Pernambuco e do Recife. O reconhecimento da importância do frevo como manifestação popular ajudará a abrir muitas portas para quem se dedica a essa arte”, enfatizou Humberto.

Em 2007, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) declarou o frevo como patrimônio imaterial do Brasil e convencionou 9 de fevereiro como o Dia do Frevo, comemorado desde então na capital pernambucana. 

O que é
O frevo é um ritmo e uma dança criada pelos escravos em Pernambuco, no final do século XIX. Trata-se de uma mistura de marcha, maxixe e elementos da capoeira, em passos acelerados – é preciso bom preparo físico.

O nome faz referência ao verbo ferver, uma comparação do movimento rápido dos bailarinos, ao som das orquestras, com a imagem dos líquidos em ebulição. Durante o Carnaval em Pernambuco, no percurso pelas ruas, os passistas ajudam a proteger o estandarte de cada agremiação no ritmo do frevo.

Com informações da assessoria do senador Humberto Costa

Leia mais:
Cultura brasileira: Frevo será patrimônio mundial

 

To top