Humberto comemora surgimento de novo polo automotivo em Pernambuco

Humberto: “Foi um momento histórico para Pernambuco”O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PT-PE) destacou, em discurso ao plenário, nesta quarta-feira (28), a importância da inauguração da fábrica da montadora Jeep, em Pernambuco. O ato contou com a presença da presidenta Dilma Rousseff e do ministro do Desenvolvimento, Comércio Exterior, Armando Monteiro Neto e outras lideranças empresariais e políticas.

“Foi um momento histórico para Pernambuco”, resumiu Humberto, lembrando que foi o relator da Medida Provisória 512/2011, que prorrogou até 2020 o regime especial para a indústria automotiva nas regiões Norte, Nordeste e Centro- Oeste. Com a manutenção do incentivo, o estado de Pernambuco se transforma em um relevante polo automotivo, disse o líder.

E, com o polo automotivo, estão assegurados o desenvolvimento e geração de milhares de emprego. A Jeep investiu mais de R$ 7 bilhões no empreendimento e já gerou nove mil empregos diretos e indiretos.

A unidade tem capacidade para produzir cerca de 250 mil veículos por ano. O modelo Jeep Renegade, por exemplo, primeiro da linha de produção de Goiana, conta com mais de 70% de componentes nacionais, sendo que 40% vêm de fornecedores do entorno da fábrica.

Humberto afirmou que a instalação da fábrica é o reflexo das políticas e implantadas e do olhar  voltado para as regiões mais pobres do País que começou no primeiro governo do  ex-presidente Lula e prossegue agora.

A utilização de mão de obra local já na construção da fábrica, que contou com 80% de mão de obra pernambucana movimenta a realidade econômica do estado. Também é importante verificar que 18% dos empregos do Polo Automotivo Jeep são mulheres

Arco Metropolitano
Durante a visita a Pernambuco, a presidenta Dilma também anunciou que já é possível elaborar o termo de referência para realizar a licitação do  Trecho Sul do Arco Metropolitano, que vai de São Lourenço a Suape. Ela garantiu até o final de maio a finalização dos estudos para a inclusão do Trecho Norte dentro do processo de concessão.

Humberto explicou que o Arco Metropolitano do Recife vai criar uma nova e moderna conexão do norte com o sul de Pernambuco, nas bordas da Região Metropolitana do Recife com a Zona da Mata, fomentando uma arrojada ligação entre os municípios de toda essa área com o Porto de Suape e com o próprio interior do estado dificuldades no orçamento, mas precisamos estar todos unidos para garantir a prioridade nos investimentos.

Novo líder
Humberto aproveitou seu pronunciamento para saudar a escolha do novo líder do Governo no Senado, Delcídio do Amaral (PT-MS), indicado ontem pela presidenta Dilma. “Para mim, a indicação não poderia ter sido melhor. Além de compor os quadros do PT, Delcídio é reconhecido por ter trânsito livre em todos os segmentos aqui da Casa, inclusive com a oposição”, justificou.

.

To top