Humberto (ao fundo, de gravata listrada): experiência foi decisiva para a recondução ao cargo Por decisão unânime, o senador Humberto Costa (PE) foi reconduzido ao cargo de líder do PT no Senado em 2016. Este será o quarto ano dele no cargo, sendo o terceiro consecutivo – a primeira vez foi em 2011, quando tomou posse na Casa. A bancada definiu, ainda, os senadores Paulo Rocha (PA) como primeiro vice-líder e Lindbergh Farias (RJ) como segundo vice-líder do partido.
“Foi uma decisão unânime da bancada e nós vamos continuar defendendo exatamente os mesmos pontos que temos defendido até agora: o governo, as políticas que têm sido implementadas, o interesse do partido e, acima de tudo, os interesses da população brasileira”, disse Humberto.
A bancada petista também decidiu indicar a senadora Gleisi Hoffmann (PR) para a presidência da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). O PT detém a direção do colegiado devido à proporcionalidade da bancada. O titular anterior do cargo era o senador Delcídio do Amaral (MS).
Experiência
Ao final da reunião que o reconduziu ao cargo, Humberto Costa explicou que pesou na decisão da bancada sua experiência à frente da Liderança, mas que está prevista uma divisão de tarefas entre os colegas petistas. Nessa nova definição, Paulo Rocha ficará na articulação política do partido na Casa, enquanto Lindbergh Farias atuará no plenário, articulando o discurso da bancada, por exemplo.