Alessandro Dantas

Humberto Costa destacou o papel crucial do Governo Lula no avanço do país no ranking
O senador Humberto Costa (PE), presidente do PT, usou a tribuna do Senado nessa quarta-feira (7/5) para apresentar dados positivos sobre os avanços sociais no Brasil. O parlamentar destacou o fato de o país ter subido cinco posições no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) divulgado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), passando da 89ª para a 84ª colocação, com índice de 0,786, considerado alto.
“O Brasil está avançando e o faz com dignidade, justiça e compromisso social sob a liderança do Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Os dados apresentados não são apenas números, são vidas transformadas, esperanças renovadas e um futuro mais promissor para milhões de brasileiros e brasileiras”, destacou.
De acordo com Humberto, o desempenho se deve a políticas públicas que resultaram na menor taxa de pobreza desde 2012, com 8,7 milhões de pessoas saindo dessa condição, e na redução da extrema pobreza ao menor patamar já registrado (4,4%). O senador também mencionou a queda de 85% na insegurança alimentar severa em 2023, além do aumento da renda média per capita, que alcançou R$ 1.848 no ano passado.