Humberto Costa destaca medidas do Governo contra a seca

Petista ainda comemorou apoio da população ao programa Mais Médicos.

:: Da redação11 de setembro de 2013 17:57

Humberto Costa destaca medidas do Governo contra a seca

:: Da redação11 de setembro de 2013

“Água representa saúde, bem estar e
sustentabilidade para investimentos que
vão gerar renda e desenvolvimento”

O senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou, em plenário, na última terça-feira (10), o programa Água para Todos, anunciado mais cedo pela presidenta da República, Dilma Rousseff. Segundo ele, o programa foi concebido para chegar à casa de todos os brasileiros, sem exceção, com o objetivo de universalizar o acesso à água potável. As populações rurais dispersas, um dos focos do programa, poderão assim ter água para consumo próprio, produção de alimentos e criação de animais, ressaltou o parlamentar.

“Água representa saúde, bem estar e sustentabilidade para investimentos que vão gerar renda e desenvolvimento. A água é um bem essencial à vida”, afirmou.

O Governo Federal vai investir R$ 135 milhões no programa, beneficiando 336 municípios do semiárido nordestino. Em Pernambuco, serão 48 cidades alcançadas pelo programa e nos próximos seis meses, cerca de 40 mil famílias dessa região vão receber mais de mil sistemas simplificados de abastecimento hídrico. No programa Água para Todos, explicou Humberto, o fornecimento de água potável é feito por meio de cisternas de produção e cisternas coletivas, kits de irrigação e pequenas barragens.

Para Humberto Costa, os números do programa são impressionantes: entre junho de 2011 e junho de 2013, houve a construção de 339 mil cisternas de consumo, estando prevista a entrega de outras 144 mil até dezembro deste ano. Nos últimos dois anos, o governo registrou a instalação de 14 mil cisternas de produção, estando prevista a entrega de mais 25 mil até o fim do ano.

“Por meio do Bolsa Estiagem, o Governo já atendeu 1,1 milhão de famílias, com desembolso de 887 milhões de reais, entre julho de 2012 e junho de 2013. O Governo também destinou 340 milhões de reais para os governos estaduais e municipais atuarem no socorro de famílias atingidas pela estiagem”, disse.

O senador ainda lembrou as obras da transposição do rio São Francisco, que devem beneficiar 12 milhões de brasileiros em 391 municípios nordestinos. De acordo com Humberto, o projeto representará um enorme salto social e econômico para a região.

“A obra será a solução para muitos sertanejos no enfrentamento da seca e vai tornar a região ainda mais atraente para investidores. Eu tenho certeza de que o futuro do Nordeste só tende a ter um horizonte cada vez melhor”, afirmou.

Mais Médicos
Humberto Costa também comemorou o resultado da pesquisa popular da Confederação Nacional do Transporte (CNT) segundo a qual 74% da população são favoráveis à contratação de médicos estrangeiros. “Constatar que o povo brasileiro tem entendido o programa Mais Médicos é motivo de alegria”, comemorou.

Segundo o senador, pela primeira vez, o Brasil tem a oportunidade de planejar a formação de profissionais de saúde, com propostas a médio e longo prazo. Uma resposta imediata do programa, segundo ele, é a tentativa do Governo de levar profissionais brasileiros e, na falta destes, estrangeiros para regiões carentes de médicos.

Com informações da Agência Senado

Leia também