Humberto Costa é condecorado pela Câmara do Rio de Janeiro

O senador pernambucano Humberto Costa, líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado Federal, receberá, da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, a Medalha de Mérito Pedro Ernesto. Proposta pelo vereador Argemiro Pimentel (RJ) ao senador, a comenda será entregue às 18h30 desta quinta-feira, 27 de outubro.

Trata-se da mais importante comenda da cidade do Rio de Janeiro, concedida a pessoas que tenham prestado serviços relevantes ao país. Segundo o vereador Argemiro Pimentel, Humberto vem se destacando como um grande articulador na liderança do PT no Senado e já apresentou importantes projetos para a saúde pública do país, como a Lei de Responsabilidade Sanitária, que tem por objetivo punir os gestores que aplicam incorretamente os recursos da saúde. Pimentel também destaca a trajetória política e de homem público de Humberto.

A medalha foi criada em 1980, em homenagem ao médico pernambucano Pedro Ernesto Batista (1884-1942), que iniciou trajetória política na década de 1920, tendo participado dos movimentos de oposição ao Governo Federal, levados a cabo pela jovem oficialidade revolucionária do Exército.

Pedro Ernesto foi um dos fundadores do Partido Autonomista do Distrito Federal, cujo principal ponto programático era a autonomia política da antiga capital da República (Rio de Janeiro), e um dos primeiros prefeitos daquela cidade. Sua administração foi marcada por realizações no campo da Saúde e da Educação. No Rio de Janeiro, o político dá nome a rua, escola, hospital, medalha e ao edifício sede do Legislativo Municipal, Palácio Pedro Ernesto.

Fonte: Assessoria de imprensa do senador Humberto Costa

To top