“Um dos maiores orgulhos de minha vida pública”. Assim o senador Humberto Costa (PT-PE) definiu o Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU-192), lançado em 2003 – época em que o pernambucano ocupava o Ministério da Saúde, durante os primeiros anos do governo Lula. O Samu da cidade de São Paulo recebeu, recentemente, um prêmio internacional em reconhecimento à sua excelência. A premiação foi destaque da edição do dia 19 de abril do Jornal Nacional
Durante pronunciamento em plenário na tarde desta quinta-feira (25/04), Humberto lembrou que o Samu “já salvou e continua a salvar muitas vidas, não só em São Paulo, mas em todo o País”, disse. O ex-ministro lembrou que o atendimento de urgência está hoje totalmente integrado ao Sistema Único de Saúde (SUS), já que está presente em todos os estados e em 1.736 municípios brasileiros. “O Samu é a ponta do Sistema e responde às necessidades da atenção básica”.
O senador lembrou que a iniciativa funciona 24 horas por dia, reduzindo óbitos, tempo de internação e até sequelas nos pacientes. “O Samu presta atendimento na própria localidade do evento, estabilizando o paciente, eliminando o risco de morte. Só então ele vai ser levado para internação”, destacou. “O reconhecimento internacional é mais uma prova de que o Samu é uma boa iniciativa; parabéns ao Samu e especialmente à prefeitura de São Paulo pela premiação”, concluiu.
Giselle Chassot
Veja a íntegra do pronunciamento do senador Humberto Costa
Leia mais: