Humberto Costa encontra o ex-presidente Lula para alinhar base no Senado

Humberto Costa encontra o ex-presidente Lula para alinhar base no Senado

Convidado pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), para um café da manhã na residência oficial com o ex-presidente Lula, o líder do Governo na Casa, Humberto Costa (PT-PE), participou nesta quarta-feira (9) do encontro para discutir política. Integrada por outros senadores da base de apoio a Dilma, especialmente do PMDB, a reunião pretende afinar a coordenação dos aliados do Palácio do Planalto no Senado. 

Às vésperas da convenção do PMDB, que ocorrerá no próximo sábado, e de manifestações de rua contra o governo convocadas para o domingo, a coesão da base da presidenta da República no Senado tem sido um fator de estabilidade política para o Planalto, que vem experimentando repetidas vitórias na Casa. Nessa terça-feira, por exemplo, os governistas impuseram uma derrota ao processo de obstrução de votações articulado pela oposição, aprovando projetos de interesse do governo. 

“O que querem os adversários de Dilma é seguir paralisando o Brasil. Desta vez, querem travar a pauta legislativa, cruzar os braços e não votar nada. É de uma irresponsabilidade atroz querer atingir o governo prejudicando o País. Não vamos permitir que isso aconteça”, criticou Humberto. 

Lula, que jantou com Dilma na noite dessa terça-feira (8), no Palácio da Alvorada, entra no circuito dos senadores para calibrar a atuação da base na Casa. A ideia é alinhar o discurso político dos aliados com o Planalto e o PT para fazer face às articulações pró-impeachment. 

Na manhã da terça, Humberto esteve em reunião de coordenação política com Dilma e avaliou que a presidente estava forte e motivada para lutar contra qualquer tentativa de golpe ao seu governo. “É um momento de unidade de ação. Precisamos afinar nossas posições para agir em conjunto contra essa onda golpista em curso no país”, afirmou o líder do Governo. 

Assessoria do senador Humberto Costa

To top