Humberto Costa lamenta morte do político Fernando Lyra

Senador classificou, em plenário, o falecimento do político pernambucano como “perda irreparável”.

Humberto Costa lamenta morte do político Fernando Lyra

 

“Fernando Lyra era um orador que empolgava
as massas, e como alguém que procurou
sempre ser fiel e coerente com as suas idéias”

O senador Humberto Costa (PT-PE) registrou, nesta terça-feira (19/02), pesar pelo falecimento, do ex-ministro da Justiça Fernando Lyra, ocorrido no último dia 14, aos 74 anos. Para o Humberto, a morte do político pernambucano foi uma “perda irreparável para todos os brasileiros, especialmente para aqueles que defendem como princípios a liberdade, a democracia e a defesa dos direitos humanos”.

De acordo com Humberto Costa, Fernando Lyra teve uma trajetória política marcada pela firmeza de princípios, pelo respeito à ética e por uma gigantesca capacidade de articulação.

“Era um gênio da política, uma grande figura humana, articulador sagaz e que deixou forte legado à vida pública do Brasil. Era uma grande figura humana, um articulador extremamente sagaz, que deixou um forte legado à vida pública do Brasil”, elogiou.

Trajetória
Humberto lembrou que Fernando Lyra entrou na política em 1966, como integrante do antigo MDB. À época, junto com outros políticos, constituiu o chamado “grupo autêntico” do PMDB, bastante ativo no combate ao regime militar.

Humberto contou que, ainda menino, ao assistir aos comícios do MDB nas eleições de 1970, ficou impressionado com a coragem de Fernando Lyra e com sua enorme capacidade como orador.

“Era um orador que empolgava as massas, e como alguém que procurou sempre ser fiel e coerente com as suas ideias. Fernando sofreu com a perseguição política a amigos e em nenhum momento deixou de denunciar o desaparecimento de presos, de estar sempre ao lado dos que queriam liberdade, anistia política”, destacou. 

To top