Foto: Alessandro DantasO líder do PT no Senado, Humberto Costa, pediu que o ministro-chefe da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB) seja imediatamente demitido. O pedido do petista acontece após o peemedebista ter sido acusado por Marcelo Calero – que pediu demissão do Ministério da Cultura nessa sexta-feira -, de usar o cargo para “conseguir vantagens pessoais”.
“A narrativa do ex-ministro da Cultura expõe as víscera desse governo corrupto. Ele entregou o cargo para não ser obrigado a atropelar pareceres técnicos que negavam autorização para a construção de um prédio em uma área tombada, onde o Geddel tem investimentos. É escandaloso que um ministro extremamente poderoso dentro do governo, que trabalha na antessala de Temer, use do próprio cargo para coagir e ameaçar colegas em favor de interesses pessoais”, criticou Humberto. “Se Temer tiver o mínimo de decência e de escrúpulo, demite Geddel hoje mesmo”, completou.
Humberto informou que a bancada do partido fará um convite para que Marcelo Calero, o quinto ministro do governo Temer a deixar o cargo, vá ao Senado explicar, publicamente, os fatos que resultaram em sua demissão.
O petista informou, ainda, que vai pedir a convocação de Geddel Vieira Lima para que explique no Senado as acusações que lhe foram feitas pelo colega de governo.
O líder do PT vai ingressar, também, com representações na Comissão de Ética da Presidência da República e no Ministério Público Federal para que abram investigação sobre o caso.
*Texto originalmente publicado na FolhaPE
Leia mais:
Líder do PT na Câmara levará escândalo de Geddel a Janot