Humberto Costa também está entre os mais influentes do Congresso

Primeiro senador eleito do PT por Pernambuco, Humberto apresentou 105 proposições em apenas vinte meses e foi relator da cassação de Demóstenes.

Humberto Costa, primeiro senador eleito pelo PT de Pernambuco, integra pela segunda vez a lista dos “Cem Cabeças do Congresso”, formulada anualmente pelo prestigiado Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap). Nesta 19ª edição do levantamento, Humberto ganha destaque como um dos principais articuladores do Legislativo.

A lista do Diap conta com 61 deputados e 39 senadores e divide os congressistas pela apresentação de qualidades específicas na atuação parlamentar. Para a seleção, são considerados critérios como a participação em debates, a negociação e para a formação de opinião.

PT é o partido com maior número de relacionados, com 28 parlamentares — entre eles, dez senadores. O líder do partido no Senado, Walter Pinheiro (BA) e o líder do Governo no Congresso, José Pimentel (CE) são apontados pelas suas capacidades de negociação. Além de Humberto Costa, aparecem como articuladores os petistas Delcídio do Amaral (MS), e Jorge Viana (AC).

A primeira vice-presidente do Senado, Marta Suplicy (SP), o presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), Paulo Paim (RS) e Wellington Dias (PI) surgem como senadores capazes de formular textos com propostas a serem deliberadas. Pelas capacidades como debatedor, surge Lindbergh Farias (RJ). Por fim, Eduardo Suplicy (SP) é lembrado pela capacidade de formar opiniões.

Humberto Costa, nos seus primeiros vinte meses de mandato, apresentou 105 proposições, das quais, hoje, seis passaram pelas comissões e pelo plenário do Senado Federal e seguem tramitação na Câmara dos Deputados. Durante o primeiro ano do seu mandato, 2011, o senador pernambucano foi Líder do Bloco do Governo no Senado Federal. Em abril deste ano, assumiu a relatoria do processo que culminou com a cassação do Senador Demóstenes Torres (GO).

O Diap, instituição que anualmente prepara e divulga a lista do seleto grupo de parlamentares mais influentes, foi fundado há 29 anos, e representa aproximadamente 900 entidades sindicais de todo País. O departamento atua nos Poderes da República, em especial no Congresso Nacional, para institucionalizar a transformação, em normas legais, das reivindicações predominantes, majoritárias e consensuais da classe trabalhadora.

Com informações da assessoria de imprensa do Senador Humberto Costa.

 

To top