Lançamento de livro

Humberto: CPI foi fundamental no resultado das eleições

Para senador, comissão parlamentar – retratada na obra "A política contra o vírus" – representou o resgate importante da boa política no Brasil
Humberto: CPI foi fundamental no resultado das eleições

Foto: Alessandro Dantas

A CPI da Covid teve um papel fundamental no resultado das eleições de 2022, que elegeram o presidente Lula. Essa é a visão de um dos integrantes mais ativos do colegiado, o senador Humberto Costa (PT-PE), coautor do livro “A política contra o vírus”. A obra foi lançada na noite dessa terça-feira (7), em Brasília.

“O título do livro é significativo com o que aconteceu. Essa CPI representou um resgate importante da política, a vitória da boa política. Foram muitos os integrantes que tiveram papéis importantes nessa eleição. […] Posso dizer, sem medo de errar, que essa comissão teve um papel fundamental para o que aconteceu em outubro de 2022”, disse o petista.

Segundo ele, o livro é uma afirmação da importância da política. “Tivemos que enfrentar esses quatro anos tão difíceis exatamente porque, ao longo de um período extenso, tivemos uma tentativa de destruição da política”, explicou.

O parlamentar fez um resgate de como Bolsonaro chegou ao poder, elencando inclusive a operação Lava-Jato como uma das responsáveis por levar Jair Bolsonaro à presidência.

“Não fosse a Lava-Jato, não fossem outros fatos que nós vivenciamos anteriormente, certamente seria muito difícil que ascendesse à presidência da República alguém como Bolsonaro. Ele não tinha nada que representava a antipolítica, mas que, aproveitando aquele discurso, conseguiu chegar ao poder”, argumentou Humberto.

O senador fez questão de ressaltar que “A política contra o vírus” é um testemunho importante sobre um momento sombrio do Brasil – “e que todos nós esperamos que não se repita”.

“A forma que o presidente e o seu governo enfrentaram a pandemia da Covid foi algo sem similar na história do nosso país. Não somente pelo negacionismo ou a tentativa de minimizar o que estávamos vivendo, mas também porque tomou uma série de atitudes que fizeram que chegássemos a esse quadro de 700 mil pessoas mortas na pandemia”, lamentou.

Circo
Durante o lançamento do livro, o jornalista Guilherme Amado, mediador do evento, fez uma provocação ao também coautor da obra senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP): se a CPI teria sido um circo. De acordo o parlamentar, essa era a visão que tentaram passar à sociedade. No entanto, quem buscava fazer o povo de “palhaço” era outro.

“Era o argumento que queriam fazer crer que a sociedade acreditasse: que a CPI não passava de um circo. No final, a CPI provou que quem estava buscar fazer o povo brasileiro de palhaço era o presidente da República de então, que negava a ciência, os efeitos da pandemia”, disse Randolfe.

Para o senador, a CPI da Covid foi a primeira grande aliada da ciência contra o vírus.

Já Guilherme Amado acredita que os integrantes do colegiado, ao menos os favoráveis à ciência, fizeram o que povo brasileiro esperava naquele momento: trazer um pouco de justiça para as centenas de milhares de vítimas e seus familiares.

O evento contou com as presenças, entre outros, do vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSB), das ministras Nísia Trindade (Saúde) e Luciana Santos (Ciência, Tecnologia e Inovação) e do ministro Márcio Macedo (Secretária-Geral da Presidência da República). Também marcaram presença o líder do PT no Senado, Fabiano Contarato (PT-ES), as senadoras Teresa Leitão (PT-PE) e Zenaide Maia (PSD-RN) e os deputados federais Lindbergh Farias, Carlos Zarattini (PT-SP) e Túlio Gadêlha (Rede-PE).

O livro
“A Política contra o vírus – Bastidores da CPI da Covid” relata as estratégias adotadas pela oposição ao então governo Jair Bolsonaro, destacando o percurso desde a criação do colegiado ao relatório final produzido pelo senador Renan Calheiros (MDB-AL).

“A pandemia trouxe sofrimento a todos os países, mas, para dela, o Brasil teve que lidar com um vírus tão ou mais nocivo e agressivo que o Sars-COV-2: o bolsonarismo. Enquanto laboratórios do mundo inteiro trabalhavam para desenvolver vacinas e novas formas de tratamento, a sociedade brasileira e seus líderes políticos enfrentavam o desafio de sobreviver ao pior governo de sua história”, diz um trecho na contracapa da obra.

O livro está à venda por preços que começam em R$ 28, e pode ser adquirido em sites como Estante Virtual, Americanas e da editora da obra, Companhia das Letras.

To top