Ataque à democracia

CPMI do Golpe terá avalanche de más notícias para Bolsonaro

Para senador do PT de Pernambuco, trabalho da comissão deixará os bolsonaristas atordoados

Vidraça do Senado quebrada após ataques terroristas de 8 de janeiro

CPMI do Golpe terá avalanche de más notícias para Bolsonaro

Foto: Agência Senado

Um dos destaques do PT na CPI da Covid de 2021, o senador Humberto Costa (PE) prevê que a CPMI do Golpe, que deve ser instalada nas próximas semanas no Congresso, deve gerar “uma avalanche de notícias negativas para Bolsonaro e bolsonaristas”, na esteira do escândalo da falsa vacina, tornado público na quarta-feira (3) por meio de operação da Polícia Federal.

“Creio que há um comprometimento do futuro político do ex-presidente. As tentativas de senadores bolsonaristas de defender o ex-presidente [têm sido] envergonhadas, ineficazes. É impossível responder algo irrespondível. Eles estão completamente atordoados. E, para completar, essa CPMI vai ser mais um fator para agravar essa imagem negativa que o ex-presidente está cultivando neste momento. E acontecerá ao mesmo tempo do julgamento de mais de 200 pessoas que estão denunciadas junto ao Supremo”, analisou.

Além da inserção criminosa de dados falsos em cartões de vacina, a PF descobriu conversas sobre a organização de um golpe para impedir a posse de Lula em mensagens entre o ex-major Ailton Barros, amigo próximo do ex-presidente, também chamado de “01 de Bolsonaro”, e o então ajudante de ordens do ex-presidente no Planalto, Mauro Cid. Ambos foram presos pela PF.

“Capitão do golpe”

Para Humberto Costa, o cerco aos bolsonaristas está se fechando. “São graves as revelações sobre o diálogo de homens de confiança de Jair Bolsonaro que debateram abertamente uma tentava de golpe à democracia. É necessário que os democratas se unam para exigir punição severa contra aqueles que tentaram ferir de morte o Estado brasileiro”, afirmou.

Na mesma linha, a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann (PR), classificou os áudios como algo “gravíssimo” e adiantou que eles serão valiosos para a CPMI do Golpe.

“Como dizem, é batom na cueca. É o entorno do ex-presidente articulando, tudo falado às claras. É a primeira prova de que estavam discutindo golpear o Estado”, afirmou.

Ela lembrou ainda a minuta de golpe encontrada na casa do ex-ministro da Justiça no governo Bolsonaro Anderson Torres, hoje preso. “[Tudo] está nas mãos da PF, por isso o medo dos bolsonaristas. O genocida é o capitão do golpe!”, ressaltou.

A Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CMPI) foi criada na semana passada e deve ser instalada nas próximas semanas no Congresso Nacional. O objetivo é investigar as responsabilidades pelos ataques terroristas de 8 de janeiro, quando bolsonaristas invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes — Palácio do Planalto, Congresso e Supremo Tribunal Federal (STF).

To top