Humberto defende financiamento público de campanhas

“Escândalos recentes têm relação com o financiamento de candidaturas e permitirá maior fiscalização e servirá para minorar o peso do poder econômico”.

:: Da redação18 de outubro de 2012 12:32

Humberto defende financiamento público de campanhas

:: Da redação18 de outubro de 2012

Na manhã desta quarta-feira (17/10), o Senador Humberto Costa participou, na Câmara dos Deputados, de café da manhã organizado por representantes da Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro. Costa, durante discurso aos presentes, defendeu a reforma política o financiamento público das campanhas eleitorais.

“Os grandes escândalos recentes no Brasil têm relação direta com o financiamento de candidaturas e esse é um instrumento que, certamente, permitirá maior fiscalização e servirá para minorar o peso do poder econômico”, argumentou o senador, que teve a companhia no evento de deputados federais defensores da reforma política.

Durante o encontro, que reuniu representantes das 36 instituições que integram o movimento pela reforma política, Humberto Costa criticou da influência dos governos nos tribunais eleitorais. “É um total controle”, disse. Em Recife, onde o senador foi candidato a prefeito nas últimas eleições, recursos impetrados antes do primeiro turno ainda não foram julgados, mas a eleição está encerrada.

Costa defendeu também a destinação de recursos públicos para as campanhas eleitorais. “Os grandes escândalos recentes no Brasil têm relação direta com o financiamento de candidaturas e esse é um instrumento que, certamente, permitirá maior fiscalização e servirá para minorar o peso do poder econômico”, argumentou o senador.

A Plataforma dos Movimentos Sociais pela Reforma do Sistema Político Brasileiro é movimento que reúne instituições defensoras do Estado como agente do interesse público. Na pauta de reivindicação comum, o fortalecimento da democracia direta e participativa; o aperfeiçoamento a democracia representativa; a democratização da informação, comunicação e a transparência no Poder Judiciário.

Informações da Assessoria de Imprensa do senador Humberto Costa

Leia também