Humberto defende mais cooperação entre países americanos

Durante fórum com parlamentares das Américas, líder do PT no Senado enalteceu trabalho da ABC

Humberto, em reunião do ParlAmericas, na
República Dominicana, se dispôs a atuar
para que o Brasil firme parcerias com países
vizinhos (Agência senado)

O primeiro dia da 33ª Reunião do Conselho de Administração do ParlAmericas (Parlamentares para as Américas) foi marcado pela discussão de metas fundamentais para o desenvolvimento da região. E a cooperação foi apontada como a chave para o cumprimento dessas metas.

Representante do Brasil no conselho, que reúne 11 nações, o líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), prometeu empenho para que o governo brasileiro estabeleça parcerias aos vizinhos. Humberto defendeu maior participação da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), do Ministério das Relações Exteriores, nas discussões sobre os temas.

“A ABC tem uma imensa bagagem e uma folha de serviços prestados a inúmeros países e organismos internacionais”, explicou Humberto Costa. “Então, vou trabalhar no Brasil para que a agência se agregue ao ParlAmericas e atue na ajuda aos nossos vizinhos para implementação de políticas importantes ao nosso continente.”

Na reunião dessa quinta-feira (20), foram traçados cinco eixos de atuação sobre os quais os países do continente devem formular políticas com potencial de originar ganhos sociais para as três Américas e o Caribe. São eles: aperfeiçoar a promoção da democracia; estimular um melhor ambiente econômico; investir na segurança e no combate ao crime organizado; capacitar os agentes parlamentares; e aumentar a participação política das mulheres.

A reunião dos dirigentes do ParlAmericas acontece em São Domingos, República Dominicana. O conselho é composto por 15 deputados e senadores e se reúne três vezes por ano. A instituição existe há 13 anos e tem como objetivo discutir o fortalecimento do papel dos parlamentos na governança democrática e no desenvolvimento sustentável do continente. No total, a rede independente é composta por representantes de legislaturas nacionais de 35 países da América.

Com assessoria do senador Humberto Costa

Leia mais:

Humberto representa o Brasil na reunião do ParlAmericas


To top