Humberto destaca geração de empregos em PE

 

O SR. HUMBERTO COSTA (Bloco/PT – PE. Como Líder. Sem revisão do orador.) – Sr. Presidente, Srªs Senadoras, Srs. Senadores, queria aqui fazer um registro muito triste: no último sábado, um acidente trágico tirou a vida de pelo menos 34 trabalhadores, quando uma carreta vinda de Criciúma colidiu com um ônibus fretado para cortadores de cana-de-açúcar de Pernambuco, que estavam trabalhando no Mato Grosso do Sul e que voltavam para as suas férias nas cidades de Buíque e de Pedra, no agreste pernambucano. Esse acidente aconteceu na BR-116, na Bahia.

Eu queria apresentar aqui meu voto de pesar a esses homens e mulheres que perderam sua vida tão cedo. Há ainda outros trabalhadores que ficaram gravemente feridos e que estão hospitalizados. Gostaria também de prestar minha solidariedade aos familiares das vítimas. 

Pernambuco está de luto e chora a perda dos seus entes queridos. Alguns dos mortos, inclusive, fazem parte de uma mesma família.

Os governos dos Estados da Bahia e de Pernambuco organizaram uma força-tarefa para agilizar a identificação das vítimas e garantir o suporte às equipes de resgate e aos familiares. Alguns Secretários de Estado (Saúde, Defesa Civil e o chefe da Casa Militar) de Pernambuco também foram ao local. Todos os esforços estão sendo feitos para minimizar a dor e o sofrimento dos parentes e amigos nessa tragédia lastimável.

Ontem, tivemos o sepultamento de várias pessoas na cidade de Buíque, onde o Governador Eduardo Campos esteve presente. Gostaria, portanto, de me associar ao sofrimento daquelas famílias.

Mas também gostaria de falar que participei, na última segunda-feira, dia 5, de dois eventos importantes para Pernambuco, que refletem o fruto do trabalho que o Governo Federal e estadual estão fazendo juntos pelo desenvolvimento do nosso Estado.

Uma deles foi o anúncio – em evento no Palácio do Campo das Princesas – da contratação dos primeiros trabalhadores do projeto de instalação do polo automotivo em Goiana, na Zona da Mata Norte. Fiquei muito feliz de poder ter ajudado na atração desse polo para o Estado, na condição de relator da medida provisória que prorrogou até 2020 um regime especial para a indústria automobilística nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste e, com isso, permitiu o investimento da FIAT no Estado.

Do início até o final das obras, sete mil trabalhadores atuarão na construção da fábrica da FIAT, transformando em realidade o sonho de muitas pessoas.

Para isso, também foi iniciado, nesta manhã, o cadastramento para um programa de qualificação e aproveitamento da mão de obra pernambucana. Uma grande quantidade de pessoas foi à quadra municipal de Goiana para se inscrever nos cursos, que serão oferecidos em parceria com o Senai e estão previstos para começar no dia 2 de janeiro.

As inscrições poderão ser feitas até o dia 15 de dezembro, não somente em Goiana mas em Itaquitinga, Abreu e Lima, Aliança, Araçoiaba, Camutanga, Condado, Ferreiros, Igarassu, Itamaracá, Itambé, Itapissuma e Timbaúba, Municípios da Mata Norte que ficam no entorno do novo polo.

Ontem, também acompanhei o Governador Eduardo Campos na entrega da última etapa do Sistema Pirapama, que permitirá o fim do racionamento de água em quase toda a região metropolitana do Recife. Foi mais um sonho que virou realidade no Estado. Trata-se da maior obra de abastecimento d’água da história de Pernambuco, onde foram investidos R$600 milhões, dos quais R$200 milhões do Governo Federal.

O Sistema Pirapama começou a ser implantado em março de 2008, como a maior obra do PAC 1. A primeira etapa foi concluída em julho de 2010; a segunda, em outubro daquele mesmo ano e, ontem, foi concluída a terceira e última.

Mas o trabalho no Estado não para. Pernambuco continua melhorando e oferecendo mais oportunidades. Estamos todos unidos em nosso Estado para concretizar todos esses sonhos.

Muito obrigado, Sr. Presidente.

 

To top