Humberto é pernambucano mais influente do Congresso

O senador e líder do PT no Senado, Humberto Costa, é um dos 20 parlamentares mais influentes no Congresso Nacional e o mais influente de Pernambuco.

O petista, que está apenas no seu primeiro ano de mandato, ocupa a 13ª colocação nacional. Além da liderança do PT, Humberto também comanda o Bloco de Apoio ao Governo, composto por 26 parlamentares de partidos como o PSB, PCdoB e PDT.

O levantamento anual que indicou os parlamentares mais influentes do Congresso foi realizado entre 26 de outubro e 1º de dezembro entre os 100 chamados “cabeças” do Congresso. De acordo com o departamento, desses, 65 votaram (43 deputados e 22 senadores). Os senadores pernambucanos Armando Monteiro (PTB) e Jarbas Vasconcelos (PMDB) também aparecem na lista do Diap, ocupando a 40ª e 43ª posição, respectivamente.

O grau de influência dos parlamentares levou em consideração critérios como a ocupação de cargos na Mesa Diretora, lideranças, na presidência de comissões e a relatorias de matérias relevantes, além da reputação do parlamentar na Casa.

Fonte: Assessoria do senador Humberto Costa

To top