Humberto elogia medidas para enfrentamento da seca

“Dilma está atenta aos problemas da nossa região. Nós da bancada do nordeste vamos acompanhar essas medidas e cobrar a sua execução”, disse o senador.

 

Humberto elogia medidas para enfrentamento da seca

 

O senador Humberto Costa (PT-PE) elogiou as medidas anunciadas pela presidente Dilma Rousseff para enfrentar a estiagem que atinge nove estados do Nordeste, além do norte de Minas Gerais, e vem sendo considerada uma das piores dos últimos 40 anos.  A exemplo de outros senadores da bancada nordestina, o parlamentar manifestou preocupação com os efeitos da falta de chuvas na região.

O pacote de ações para minimizar os efeitos da seca, anunciado pela presidente durante reunião com governadores do Nordeste, em Sergipe, incluem, conforme o senador, a destinação de R$ 2,7 bilhões para a construção de cisternas, poços artesianos e sistemas de abastecimento de água, além da criação do Bolsa Estiagem. “A presidenta Dilma está atenta aos problemas da nossa região. Durante o encontro em Sergipe, ela foi firme ao garantir que o seu governo não deixará que a seca devaste tudo o que foi conquistado pelos nordestinos nos últimos anos com a redução da miséria e o aumento do poder de compra da população. Nós da bancada do nordeste vamos acompanhar essas medidas e cobrar a sua execução”, disse.

Humberto Costa observou que, diferentemente do que vem acontecendo desde o ano passado, o período de chuvas na região inicia-se em outubro e o mês de fevereiro registra os maiores índices de precipitação. Diante desse panorama, o parlamentar afirmou que a tendência é de que a situação se agrave com a chegada do tradicional período de estiagem na região, que se inicia em maio.

“Em outubro de 2011, quando deveria começar o período de chuvas, regiões do estado de Pernambuco sofreram estiagem que se estendeu até meados de janeiro deste ano. E, em fevereiro, período de maior volume pluviométrico, as precipitações foram escassas. Ou seja, não choveu o suficiente quando deveria chover e daqui a algumas semanas se inicia o período de seca no Nordeste”, disse.

Agência Senado

 

Leia mais:

Agricultores vítimas de chuvas e seca têm crédito prorrogado

To top