Humberto participa de reunião sobre seca

Tema da reunião, que conta com presença de Dilma Rousseff, será as ações de convivência com a seca.

O senador Humberto Costa (PT-PE) participa, nesta sexta-feira (09/11), da 16ª Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo da Sudene (Condel), que ocorrerá em Salvador. O evento será conta com a presença da presidenta Dilma Rousseff e serão discutidas as principais ações de enfrentamento da seca no Nordeste e no Norte de Minas Gerais.

O problema da seca tem sido uma preocupação constante do senador Humberto Costa, que tem se manifestado sobre o tema no Senado Federal e discutido propostas junto aos prefeitos do interior de Pernambuco.

Das demandas apontadas por prefeitos e lideranças regionais em reunião com o senador, estão a aceleração das obras da Adutora do Pajeú, a anistia para os débitos dos pequenos produtores, condições adequadas para o transporte e alimentação do rebanho, ampliar o ritmo das obras da Transposição do Rio São Francisco e da Transnordestina e construção de sistemas de abastecimento simplificado (poços artesianos, pequenos açudes, cisternas, etc).

Os prefeitos também solicitaram condições orçamentárias e operacionais adequadas para os órgãos federais, recuperação de pequenos e médios açudes construídos pelo governo do Estado e pelo governo federal, dentre outras demandas.

“Nós parlamentares, governo federal, governos estaduais, prefeituras e movimentos sociais devemos trabalhar em conjunto para buscar tanto soluções mais rápidas e eficazes, como um trabalho mais aprofundado com impacto duradouro na região”, propôs Humberto, em pronunciamento na tribuna do Senado, no dia 30 de outubro deste ano.

Além do balanço das ações de enfrentamento à estiagem, será assinado um termo de compromisso com os estados do semiárido no âmbito do PAC-SECA. O governo federal anunciou recentemente o reforço a várias medidas já adotadas para minimizar os efeitos da seca, como a prorrogação do Bolsa Estiagem, do Garantia-Safra, da venda de milho subsidiado para alimento dos animais, e a ampliação do número de carros-pipa.

Na pauta da reunião, também estão proposições que tratam da programação dos Fundos de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE).

Assessoria do senador Humberto Costa

To top