abertura de inquerito

Humberto pede apuração sobre aplicação de vacina vencidas

Para o senador, o fato, se confirmado, demonstra, mais uma vez, a desorganização e o descaso do governo
Humberto pede apuração sobre aplicação de vacina vencidas

Foto: Alessandro Dantas

Após a divulgação de dados oficiais do Ministério da Saúde que registraram a aplicação de milhares de imunizantes como vencidos, o presidente da Comissão de Direitos Humanos do Senado e membro da CPI da Pandemia, senador Humberto Costa (PT-PE), pediu abertura de inquérito junto ao Ministério Público Federal e ao Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União para apurar a denúncia e punir os responsáveis pela utilização de vacinas fora do prazo de validade.

Segundo o documento, pelo menos 26 mil doses de vacina foram usadas após o vencimento em 1.532 municípios brasileiros. Todos os imunizantes aplicados com atraso fazem parte de um total de oito lotes produzidos pela AstraZeneca. Para o senador Humberto Costa, o fato, se confirmado, demonstra, mais uma vez, a desorganização e o descaso do governo com o Plano Nacional de Imunização contra a Covid-19.

“Neste ambiente conturbado em que vive em nosso país, no qual se somam milhares de mortes diárias, vacinação em atraso, fortes suspeitas de prevaricações e de ofertas de vantagens ilícitas na aquisição de vacinas, eis que chega a notícia de que país afora, brasileiros tomaram vacinas com prazo de validade já expirado. Esta é mais uma denúncia que vem atestar a incompetência deste governo, que parece sempre trabalhar em favor do vírus e contra o povo brasileiro”, afirmou o senador.

Para Humberto, a aplicação de imunizantes vencidos coloca em risco a própria saúde da população. “O governo precisa fazer uma busca ativa dessas pessoas para vaciná-las novamente. Muitas pessoas podem estar inclusive achando que estão seguras com as suas vacinas, quando na verdade tomaram imunizantes fora da validade, sem eficácia nenhma”, cobrou. Segundo o Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram as vacinas fora da validade precisam ser revacinadas pelo menos 28 dias depois da aplicação do imunizante vencido.

Confira a íntegra da matéria

To top