Humberto pede voto de aplauso para Lula

:: Da redação30 de setembro de 2011 14:56

Humberto pede voto de aplauso para Lula

:: Da redação30 de setembro de 2011

O líder Humberto Costa (PT-PE) protocolou na tarde da última quinta-feira (29/09) no plenário do Senado, um voto de aplauso – manifestação utilizada para, dentre outras coisas, parabenizar uma pessoa por um acontecimento de alta significação nacional e internacional – ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pelo título de Doutor Honoris Causa conferido pelo Instituto de Estudos Políticos de Paris (Institut d`Études Politiques de Paris, mais conhecido como Sciences Po) no dia 27 de setembro.

O senador lembrou que Lula é a décima sexta personalidade e primeiro latino-americano a receber tal honraria. E afirmou, na justificativa do voto em separado, que “a importância desse título não pode ser subestimada”, em razão do “enorme prestígio” que o Sciences Po tem no mundo inteiro.

O Instituo parisiense destacou que a entrega de Honoris Causa ao ex-presidente se fundamentou no fato de Lula ter mudado a imagem do Brasil. Além disso, também levaram em consideração para a concessão do título os programas sociais promovidos durante o governo Lula, que se mostraram muito eficientes.

humberto_plenrio2“Esse prestigiado prêmio concedido ao ex-presidente Lula, por seu inegável empenho político na eliminação da pobreza, na distribuição de renda e na elevação do protagonismo internacional do País, representa, acima de tudo, um reconhecimento ao novo papel que o Brasil tem no mundo e à experiência exitosa de seu governo, que soube combinar crescimento com repartição de riquezas. De fato, a experiência brasileira recente serve, hoje, de inspiração para um mundo em crise que busca saídas não-ortodoxas para retomar o desenvolvimento”, avaliou o senador Humberto no texto do voto de aplauso.

Catharine Rocha

Saiba mais:

Veja o Requerimento (1.201/2011) do Voto em Separado do senador Humberto Costa (PT-PE).

Leia mais:

“A juventude precisa voltar a sonhar”, diz Lula a estudantes em Paris

Leia também