Surto de Sarampo

Humberto: perda de certificado é grande retrocesso

Em 2018, o Brasil viveu um surto de sarampo e foram registrados cerca de 10 mil casos da doença
Humberto: perda de certificado é grande retrocesso

Foto: Alessandro Dantas

A perda do certificado de erradicação do sarampo pelo Brasil representa um retrocesso de anos de políticas públicas na área da saúde. A avaliação é do líder do PT no Senado e ex-ministro da Saúde do governo Lula, Humberto Costa (PE).

Segundo ele, o Brasil lutou muito, e por muito tempo, para conseguir o selo de área livre da doença, obtido em 2016. A falta de novas campanhas de alto impacto para alertar a população, a dificuldade de encontrar a vacina em postos de saúde, além do movimento antivacinal, do qual faz parte o guru do bolsonarismo, Olavo de Carvalho, são apontados como razões para o aumento de casos de sarampo no País.

“É isso que acontece quando os boatos ganham e a desinformação chega ao poder. O que se pode dizer de um país cujo o presidente tem como o seu principal ídolo um astrólogo aspirante a filósofo que diz absurdos como que as vacinas são nocivas e que a terra é plana? Esse tipo de retórica irresponsável traz imensos prejuízos ao país e leva pessoas, principalmente crianças, à morte”, afirmou o senador.

Para Humberto, é necessária uma ação de mobilização nacional para conscientizar a população dos riscos de não vacinar as crianças.

Confira a íntegra da matéria

To top