Humberto quer fim da aposentadoria compulsória para juízes

Hoje, magistrados pegos em irregularidades são punidos com mera aposentadoria, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço.

Está em tramitação, no Senado, proposta para que a aposentadoria com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço não mais sirva como medida de punição dos magistrados que cometerem faltas gravíssimas. Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 53/2011, do Senador Humberto Costa (PT/PE), impede a adoção dessa pena para juízes e desembargadores.

“Não é razoável que magistrados que comentaram faltas gravíssimas, inclusive vendendo sentenças, sejam punidos com mera aposentadoria, com vencimentos proporcionais ao tempo de serviço”, avalia Humberto. O senador enfatiza a importância dos cidadãos serem tratados da mesma forma perante a Justiça. “O Estado Democrático de Direito e o Princípio Republicado, consagrados na Constituição, impõem que todos devem se submeter às leis”, argumentou no projeto.

A PEC do senador pernambucano mantém as demais punições a magistrados previstas na Constituição Federal, como a advertência, censura, remoção compulsória, disponibilidade e demissão. As penas de advertência e de censura somente são aplicáveis aos juízes de primeira instância.

Se o previsto no projeto do senador estivesse em vigor, seria outra a decisão tomada pela Corte Especial do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) que, na última segunda-feira, 9 de abril, decidiu aposentar compulsoriamente juiz que respondia a um processo administrativo disciplinar por práticas de assédio moral contra servidores.

Também teria outro destino juiz punido pelo Tribunal de Justiça de Alagoas com a aposentadoria compulsória, punição confirmada na última terça-feira, 10, pelo Conselho Nacional de Justiça. Esse magistrado tentou intimidar autoridade policial quando foi abordado depois de espancar, em via pública, a ex-companheira.

A PEC nº 53/2011 se encontra na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), aguardando escolha do relator.

O conteúdo da proposta do Senador Humberto Costa está aqui

To top