Humberto: transposição do rio São Francisco é fundamental

Uma Comissão externa Especial do Senado vai fiscalizar o cumprimento do cronograma das obras da transposição do Rio São Francisco. Um plano de trabalho com esse objetivo foi apresentado na manhã desta quarta-feira (21/11) pelo relator da comissão, senador Humberto Costa (PT-PE). As obras tinham previsão original de conclusão ainda este ano, mas só deverão ser concluídas em 2015. “Dará uma grande contribuição à sociedade brasileira, ao discutir um projeto que é fundamental para o desenvolvimento igualitário do país, em especial para o Nordeste”, disse ao acrescentar que o empreendimento irá assegurar oferta de água a mais de 12 milhões de pessoas em 391 municípios de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte.

A transposição do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem o objetivo de levar água a municípios de quatro estados do Nordeste (Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte), frequentemente afetados pela seca, através de dois canais de concreto, chamados de Eixos Norte e Eixo Leste. De acordo com o balanço mais recente do Ministério da Integração Nacional, as obras avançaram 43% do previsto. As atividades deveriam estar em andamento em nove lotes, mas estão estagnadas em quatro. O atraso na execução – alguns trechos ainda nem foram licitados – já elevou o custo da transposição de R$ 6,8 bilhões para R$ 8,2 bilhões.

Humberto Costa anunciou que a comissão deverá ouvir representantes dos ministérios do Planejamento, da Integração Nacional, da Casa Civil e da Defesa, além dos órgãos de controle responsáveis pela detecção dos atrasos e de irregularidades nos processos licitatórios. Também serão chamados, de acordo com o relator, representantes das empreiteiras, das prefeituras e de movimentos sociais com atuação nos municípios afetados. A comissão também pretende realizar visitas às obras e audiências públicas nos estados.

Para Humberto Costa, as dúvidas quanto ao mérito da obra da transposição, no que diz respeito à sua viabilidade sócio-ambiental, estão superadas. Denúncias de superfaturamento nas obras, como as que recentemente envolveram a Construtora Delta, também não estarão entre os principais objetivos do colegiado, ainda segundo seu relator.

destaque_humbertoa_interna504f33e14_z

Por outro lado, Costa disse acreditar ser fundamental, nesse momento, fixar os marcos da “questão regulatória” do sistema de abastecimento que será gerado, de forma a garantir a “auto-sustentabilidade da transposição”. “Essa oferta de água que vai ser criada precisa ser permanente. Isso tem um custo. Então, você tem que, ao mesmo tempo, garantir que esse sistema funcione e ver se ele se auto-sustenta”, afirmou.

A Comissão Especial Externa criada para acompanhar as obras da transposição do Rio São Francisco terá até o dia 22 de dezembro de 2013 para finalizar os seus trabalhos. Ela é presidida pelo senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) e tem como vice-presidente o senador Cícero Lucena (PSDB-PB). “O objetivo da comissão será identificar problemas e propor soluções para que os trabalhos possam avançar no ritmo que a sociedade brasileira deseja”, disse Humberto.

Com informações da Agência Senado

Confira a íntegra do discurso do senador Humberto Costa


To top