Humberto vai a evento da OMS sobre falsificação de medicamentos

O senador é autor de três projetos de lei que ampliam o combate à pirataria de medicamentos e produtos, criando uma política nacional para o setor.

:: Da redação20 de novembro de 2012 13:20

Humberto vai a evento da OMS sobre falsificação de medicamentos

:: Da redação20 de novembro de 2012

O senador Humberto Costa (PT/PE) participa de evento da Organização Mundial da Saúde (OMS), em Buenos Aires, entre os dias 19 e 21 de novembro, para debater uma política global de combate à falsificação de medicamentos.

Trata-se da 1ª Reunião do Mecanismo de Estados-Membros para Controle e Prevenção de Medicamentos Falsificados. Humberto foi convidado para participar do encontro pelo Ministério da Saúde, que contribuirá com a experiência brasileira para a formação e construção de uma proposta global.

Ex-ministro da Saúde, o senador é autor de três projetos de lei que ampliam o combate à pirataria de medicamentos e produtos fiscalizados pela Vigilância Sanitária, criando uma política nacional de combate à pirataria (PLS nº 162, 368, 464, todos de 2011). Na semana passada, o Senado aprovou, em caráter terminativo, o projeto de lei (PLS 368/2011), que inclui entre as atribuições da Polícia Federal a apuração dos crimes de falsificação, corrupção e adulteração de medicamentos quando tiverem repercussão interestadual ou internacional. Ainda de acordo a proposta, a PF poderá agir também quando os delitos forem praticados por meio da internet.

O tema de medicamentos falsificados tem sido discutido no âmbito dos órgãos diretivos da OMS desde 2009 e foi objeto de intensas negociações em Genebra. Nesse período, a delegação brasileira teve atuação destacada a fim de propor soluções para o encaminhamento do assunto no âmbito da OMS.

Assessoria de Imprensa do gabinete do senador Humberto Costa

Saiba mais:

Projeto de Humberto é um avanço no combate à falsificação de medicamentos

Aprovada política de combate à pirataria de medicamentos


Leia também