IBGE: País deve ter safra recorde de grãos em 2012

A safra nacional de cereais, leguminosas e oleaginosas em maio indica produção da ordem de 160,3 milhões de toneladas, superior em 0,1% à obtida em 2011 (160,1 milhões de toneladas) e 0,6% maior do que a estimativa de abril. É o que indica a quinta estimativa do Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) em 2011.

A área a ser colhida em 2012, de 49,9 milhões de hectares, apresenta acréscimo de 2,5% frente à área colhida em 2011 e 0,7% menor frente ao mês anterior.

As três principais culturas (arroz, milho e soja), que somadas representam 91% da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas respondem por 84,6% da área a ser colhida. Em relação ao ano anterior, o arroz apresenta uma redução na área de 11,9%; o milho, acréscimo de 12,4%, e a soja, acréscimo de 3,3%. Em relação à produção, o arroz mostra redução de 13,5%; o milho, aumento de 21,7%, e a soja, redução de 12,4%.

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página 

Entre as grandes regiões, o volume da produção de cereais, leguminosas e oleaginosas apresenta a seguinte distribuição: Região Centro-Oeste, 66,1 milhões de toneladas; Sul, 57,0 milhões de toneladas; Sudeste, 18,6 milhões de toneladas; Nordeste, 14,0 milhões de toneladas e Norte, 4,6 milhões de toneladas.

Comparativamente à safra passada, são constatados incrementos nas Regiões Norte (4,6%), Sudeste (8,2%) e Centro-Oeste (17,8%) e decréscimos nas Regiões Sul (16%) e Nordeste (3,5%). O Mato Grosso lidera como maior produtor nacional de grãos, com uma participação de 23,6%, seguido pelo Paraná, com 19,5% e Rio Grande do Sul, com 12,3%, estados estes que somados representam 55,4% do total nacional.

Confira detalhes sobre o levantamento por produto, região e estado 

O Levantamento Sistemático da Produção Agrícola (LSPA) é uma pesquisa mensal de previsão e acompanhamento das safras dos principais produtos agrícolas, cujas informações são obtidas por intermédio das Comissões Municipais (Comea) e Regionais (Corea); consolidadas em nível estadual pelos Grupos de Coordenação de Estatísticas Agropecuárias (Gcea) e posteriormente, avaliadas, em nível nacional, pela Comissão Especial de Planejamento Controle e Avaliação das Estatísticas Agropecuárias (Cepagro) constituída por representantes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e do Ministério da Agricultura, Pecuária e do Abastecimento (Mapa).

IBGE

To top