IBGE: Produção industrial aumenta em 10 dos 14 locais pesquisados

Em relação a junho do ano passado, a produção da indústria nacional aumentou 3,1%.

IBGE: Produção industrial aumenta em 10 dos 14 locais pesquisados

 

Em relação a junho do ano passado,
a produção da indústria nacional aumentou 3,1%

Em comparação com maio, a produção da indústria brasileira aumentou em dez dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que divulgou nesta quinta-feira (8) sua Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física Regional. Em relação a junho do ano passado, a produção da indústria nacional aumentou 3,1% e registrou expansão em nove dos 14 locais pesquisados.

Os maiores aumentos foram registrados no Pará (5,9%), Rio Grande do Sul (3,9%), Bahia (3,1%), Santa Catarina (2,9%), São Paulo (2,9%) e Rio de Janeiro (2,3%). Região Nordeste (1,8%), Ceará (1,7%), Pernambuco (1,5%) e Espírito Santo (1,2%) completaram o conjunto de locais com taxas positivas, mas que foram menos intensas do que a média nacional no mês de junho (1,9%).

A indústria do Paraná, com queda de 3,0%, mostrou o recuo mais acentuado, eliminando parte da expansão de 7,4% acumulada entre os meses de março e maio. Os demais resultados negativos foram observados em Goiás (queda de 2,3%), Amazonas (baixa de 2,2%) e Minas Gerais (diminuição de 0,8%).

IBGE_-_agrcola

Comparação anual
Em relação ao mesmo período do ano passado, o crescimento mais acentuado foi registrado no Rio Grande do Sul (11,8%) e na Bahia (9,9%), impulsionados pelo comportamento positivo dos setores de máquinas e equipamentos (silos metálicos, fornos industriais não-elétricos, máquinas para colheita e aparelhos de ar-condicionado para uso central), refino de petróleo e produção de álcool (gasolina automotiva e óleo diesel) e veículos automotores (automóveis), no primeiro local, e de refino de petróleo e produção de álcool (óleo diesel, gasolina automotiva, álcool e querosenes de aviação), produtos químicos (resinas termoplásticas) e metalurgia básica (barras, perfis e vergalhões de cobre), no segundo.

Rio de Janeiro (5,2%), região Nordeste (4,5%), Paraná (4,4%), Pernambuco (3,6%), São Paulo (3,1%), Ceará (2,4%) e Goiás (2,4%) completaram o conjunto de locais que assinalaram taxas positivas nesse mês.

Pará (queda de 7,0%) e Espírito Santo (baixa de 6,0%) apontaram os resultados negativos mais intensos no índice mensal, pressionados pelos recuos em metalurgia básica (óxido de alumínio) na indústria paraense, e alimentos e bebidas (produtos embutidos ou de salamaria e bombons) e metalurgia básica (lingotes, blocos, tarugos ou placas de aços ao carbono), no setor industrial capixaba. As demais taxas negativas foram verificadas em Minas Gerais (1,4%), Amazonas (0,6%) e Santa Catarina (0,2%).

Com informações do IBGE

Foto: www.caderural.com.br

Clique aqui para acessar a publicação completa da pesquisa 

Leia mais:

Produção industrial cresce pelo terceiro mês consecutivo
 

Produção industrial avançou 1,7% nos cinco primeiros meses do ano
 

Atividade industrial tem maior crescimento em três anos

To top