Ideli se reúne com novo e ex-líder do governo no Senado

A ministra Ideli Salvatti, da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), se reuniu no começo da tarde desta quarta-feira (14/03) com o novo líder do Governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM) e também o ex-ocupante do cargo, senador Romero Jucá (PMDB-RR).  Ideli apresentou ao novo líder os projetos que o governo tem prioridade de votação, como a Medida Provisória sobre mudanças na área da defesa civil que deve ser votada até a próxima quarta-feira (21/03) para não perder sua validade. O encontro também serviu para acalmar os ânimos pela decisão da presidente Dilma Rousseff ter promovido o rodízio na liderança do Governo no Senado.

Ao sair da reunião, o ex-líder Romero Jucá disse que irá contribuir para que o novo líder Eduardo Braga consiga unir a base de sustentação do PMDB e do Governo, mas reconheceu, junto com a ministra Ideli, que há descontentamento entre vários partidos na relação política mantida com a Casa Civil.

Esse descontentamento, segundo Jucá, assim como disse o ex-líder do PT na Casa, Humberto Costa, está relacionado à insatisfação de senadores que sequer são atendidos em audiência pelos ministros. “Eu falei desse descontentamento para a presidenta Dilma, assim como o senador Eduardo Braga também falou. O governo sabe que é preciso chegar perto, fazer política. Os ministros precisam atender os senadores, retornar as ligações e os pleitos dos estados precisam ser encaminhados. Portanto, é um longo trabalho pela frente e o Governo demonstrou ter consciência que tem de fazer esse trabalho”, afirmou Jucá.

Na conversa com os jornalistas, eles insistiram para que o ex-líder externasse sua avaliação sobre a troca na liderança do governo na Câmara dos Deputados, já que, segundo a imprensa, parlamentares do PT ficaram aborrecidos após reunião com Ideli porque ela teria afirmado que todos os projetos naquela casa devem ser votados da forma desejada pelo Palácio do Planalto. Jucá, no entanto, minimizou essa indagação e observou que em relação à MP da defesa civil, o novo líder do governo deverá solicitar ao relator Cassildo Maldaner (PMDB-SC) a retirada de três alterações feitas pelo Senado.

Os repórteres insistiram, também, em saber do ex-líder se haverá mudanças na SRI. Novamente, Jucá lembrou que a ministra Ideli vem ao Senado sempre que precisa; acompanhou da votação de praticamente todos os projetos no ano passo que eram de interesse do governo. “E vamos aprovar os projetos neste ano também. A acomodação que aconteceu é natural e a mudança promovida é legítima e faz parte do processo. Em política as conversas resolvem os problemas”, disse ele.

O novo líder do governo no Senado, Eduardo Braga, tem se reunido com todos os senadores de seu partido, o PMDB, e com os senadores dos partidos da base aliada.

Marcello Antunes

Leia também:

Humberto espera que troca de líderes resulte em maior atenção


Assim como Pinheiro, Braga conclama união da base pelo País
 

Troca de líderes: “Do limão à limonada”, diz Pinheiro

To top