Impasse na MP 595 não é bom para a infraestrutura e logística

Senador Walter Pinheiro ressalta: a reforma dos portos é fundamental para ampliar logística e interligar as atuais e futuras linhas de acesso.

 

Pinheiro ressaltou que o Governo está atento
à logística, realizando novas obras em rodovias
e rotas de ferrovias

O senador Walter Pinheiro (PT/BA) manifestou em discurso, na tarde desta quinta-feira (09), no plenário do Senado, preocupação com o impasse na votação da MP 595/12, considerada essencial para modernizar o setor portuário brasileiro com a participação da iniciativa privada. A MP estava na pauta da Câmara nesta quarta-feira, mas foi adiada após uma sessão tensa, marcada por troca de farpas entre parlamentares. “O impasse na votação da MP dos Portos não é bom para o plano nacional de infraestrutura e logística”, disse.

Pinheiro lembrou que o governo da presidenta Dilma Rousseff está atento à necessidade de melhoria da logística do País, com novas obras de infraestrutura em rodovias e rotas de ferrovias. Porém, ressalta Pinheiro, a reforma dos portos brasileiros é fundamental para ampliar a logística e interligar as diversas ações de novas linhas de acesso. “Não termos rodovias margeando ou até de certa forma levando até a ferrovia. É impossível eu falar em malha ferroviária sem resolver o problema com os portos. Eu vou tirar daqui e levar para onde? De que forma? Então, isso é vital, é essencial, está no cerne dessa questão de logística, assim como os portos secos”, disse.

Segundo ele, os portos secos são importantes para armazenagem de mercadorias, assim como todo o trâmite alfandegário – o que poderá desafogar os portos brasileiros e diminuir o Custo Brasil. “Armazenamos grãos hoje, em caminhão? É por isso que está dando confusão em porto. Ou, então, armazenamos grãos, à beira do porto. É por isso que nós temos, lá, caminhão estacionado, navio parado e a gente pagando caro por isso”.

Pinheiro lembrou ainda que a reestruturação dos portos brasileiros ajudará a indústria a  produzir com competitividade e,  sobretudo, a incrementar as exportações brasileiras. “A reestruturação dessa logística não pode, de forma nenhuma, abrir mão da reestruturação dos portos no Brasil. Nossa porta de entrada e nossa porta de saída, e nós precisamos aprender, também, que portos não foram feitos só para levar commodities. Portos bons são aqueles que levam, inclusive, produtos que têm valor agregado, porque significam emprego e renda. Logística é fundamental para que o Brasil possa crescer em números robustos na indústria brasileira e em números robustos para agregar valor às nossas commodities”, completou.

Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro

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