Imprensa: Aníbal aplaude decisão da ABI

“É alvissareiro ver a ABI apurar denúncia contra a Veja”, afirmou o senador Aníbal Diniz ao comentar decisão da Associação Brasileira de Imprensa de determinar a apuração por sua Comissão de Ética dos Meios de Comunicação de denúncia oferecida por José Dirceu contra a Revista Veja.

Imprensa: Aníbal aplaude decisão da ABI

O senador Aníbal Diniz (PT-AC) afirmou, na noite de quarta-feira (05/10), que a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) sinalizou um movimento alvissareiro ao aceitar e determinar a apuração por sua Comissão de Ética dos Meios de Comunicação denúncia oferecida pelo ex-deputado José Dirceu (PT-SP) contra os ataques que recebeu da revista Veja, da edição de 31 de agosto deste ano. Na denúncia, Dirceu faz queixa contra os métodos que a revista adotou para produzir uma matéria cujo objetivo era afirmar que “ex-ministro conspira contra a presidenta Dilma”. “O ex-ministro José Dirceu mantém um ‘gabinete’ num hotel em Brasília, onde despacha com graúdos da República e conspira contra o governo da presidente Dilma”, dizia o texto.

José Dirceu queixou-se à ABI especialmente do comportamento do repórter Gustavo Ribeiro, que teria tentado entrar no apartamento onde o ex-Deputado se hospedara, possivelmente para a procura de documentos e anotações que alimentassem a campanha que Veja promove contra ele.

“Considero importante a denúncia de José Dirceu ser acatada pela ABI, que instalará sua comissão de ética, o que é muito raro, para fazer uma apuração sobre os métodos utilizados pela revista que já tinha o resultado, de antemão, exatamente para expor a imagem do ex-ministro”, disse Aníbal.

O senador acriano considera que a associação é o foro adequado para apurar essa denúncia contra a revista Veja, por congregar os maiores veículos de comunicação do Brasil. “Eles têm a legitimidade para fazer a apuração, pela qualidade dos jornalistas, como Alberto Dines e Paulo Totti, que são conselheiros dessa comissão de ética”, afirmou, acrescentando que “eles ( os conselheiros) terão a devida imparcialidade para fazer uma boa apuração.

Marcello Antunes

Ouça o senador Aníbal Diniz (PT-AC)

{play}images/stories/audio/anibal_0610_abi.MP3{/play}

Clique com o botão direito para baixar o áudio

Visite o site da ABI

Saiba mais sobre o episódio

Repórter da Veja admite ter tentado invadir meu apartamento

A repercussão ao jornalismo marrom de Veja

Regulação da mídia não é censura

To top