Inadimplência cai 12,02% em setembro, constata SPC Brasil

Dados mostram que o recuo da inadimplência demonstra que as pessoas cortaram os gastos excessivos, economizaram e agora acertam suas dívidas.

Há uma semana o Banco Central sinalizou que a partir do segundo semestre a inadimplência dos consumidores iniciaria uma rota de queda e, nesta terça-feira (09/10), pesquisa divulgada pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) confirma a tendência da melhoria do crédito. Em setembro a queda foi de 12,02% em relação ao mesmo mês de 2011, o que, na prática, significa que os consumidores estão zerando suas dívidas atrasadas com as instituições financeiras.

Para a SPC Brasil, o recuo da inadimplência demonstra que as pessoas cortaram os gastos excessivos, economizaram e agora acertam suas dívidas, mas esse efeito é justificado por fatores como a correção dos salários acima da inflação; estabilidade dos níveis de emprego e, principalmente, pela redução das taxas de juros que caem consecutivamente há um ano.

A pesquisa mostrou também que as vendas no comércio varejista tiram queda de 12,71% em setembro na comparação com agosto, porque a base de vendas elevada teve influência do aquecimento do comércio por causa do Dia dos Pais e também das liquidações e promoções iniciadas em julho. Se houve um recuo, a reversão deverá ocorrer a partir desta semana por causa das vendas que crescem no Dia das Crianças, na próxima sexta-feira (12/10), e permanecer de agora até o fim do ano, quando o comércio verifica o aquecimento natural das vendas do Natal.

O Banco Central, por sua vez, informa que a inadimplência das pessoas físicas e jurídicas está sob controle e os bancos cobrem com folga os valores dos empréstimos em atraso. Para cada R$ 1,00 em atraso, os bancos têm para cobrir R$ 1,60, valor este que demonstra a solidez do sistema financeiro nacional.

Marcello Antunes, com informações da Agência Brasil

To top