Inaugurado na Bahia o maior complexo eólico da América Latina

Capacidade é de gerar 294 megawatts, o suficiente para consumo de uma cidade de 540 mil residências, ou 2,16 milhões de habitantes.

 

Considerado o maior complexo de energia eólica da América Latina, foi inaugurado, nesta segunda-feira (09/07), o Complexo Eólico Alto Sertão-I no município de Caetité, sudoeste da Bahia. Administrado pela empresa Renova Energia, o complexo recebeu investimento de R$ 1,2 bilhão, o que possibilitou a instalação de 14 parques eólicos nos municípios de Caetité, Igaporã e Guanambi, e geração de 1.300 empregos diretos e indiretos.

Sua capacidade é de gerar 294 megawatts, o suficiente para consumo de uma cidade de 540 mil residências, ou 2,16 milhões de habitantes. Presente ao evento, o governador Jaques Wagner disse que a Bahia tem o melhor vento do mundo para a produção de energia eólica e que, por isso, o Estado apoia empreendimentos como esse.

De acordo com o senador Walter Pinheiro, a Bahia tem 57 projetos de energia eólica previstos, com investimentos de aproximadamente R$ 6,5 bilhões. “A Bahia surge no cenário internacional como um importante Pólo Eólico, não apenas por conta dos parques que aqui começam a se instalar, mas também pelo polo de equipamentos que já estão sendo produzidos em Camaçari e a preocupação do Governo da Bahia no interesse de energias limpas e renováveis”, disse Pinheiro.

Com informações da Assessoria de Imprensa do senador Walter Pinheiro da Secom/BA

To top