Incêndios em São Paulo: Suplicy alerta para prevenção

Senador destacou projeto da então prefeita Marta Suplicy, que em 2005, foi extinto pela gestão Serra.  

O 32º incêndio numa favela paulistana, registrado na última segunda-feira (03/09),  no Bairro do Campo Belo, demonstra a necessidade de providências urgentes, tanto na prevenção de novas ocorrências quanto no acolhimento e apoio às vítimas, alertou o senador Eduardo Suplicy (PT-SP). Nesse episódio, 285 barracos foram destruídos, três pessoas ficaram feridas e  1.140 desabrigadas.

Suplicy solidarizou-se com as vítimas e destacou um projeto implantado durante a gestão de Marta Suplicy (PT) como prefeita de São Paulo (2001/2004), que, em dois anos, conseguiu controlar todos os focos de fogo em favelas antes que se tornassem grandes incêndios. “A ideia se mostrou tão eficiente como simples: equipar algumas casas com extintores e treinar moradores para acabar com as chamas antes que se propagassem para moradias vizinhas”.

Para o senador paulista, a manutenção do projeto — extinto quando José Serra (PSDB) assumiu o governo municipal, em 2005 — poderia ter evitado a maioria das ocorrências registradas desde então. As condições precárias das moradias e da fiação elétrica propiciam esse tipo de acidente. No ano passado, foram 79 casos.

Suplicy também protestou contra a burocracia para a liberação de recursos para o fornecimento de colchões e cestas básicas para os desabrigados e a lentidão no acolhimento das vítimas a abrigos. “Peço ao Prefeito Gilberto Kassab que dispense toda a atenção necessária para a tomada de providências que minimizem o sofrimento dessas pessoas já tão carentes”. 

To top