Inclusão social: Dilma homenageia Lula por mudar a realidade brasileira

A presidente Dilma Rousseff homenageou o ex-presidente Lula ao final de seu discurso numa solenidade no Palácio do Planalto, por ocasião da entrega do 4º Prêmio Objetivos de Desenvolvimento do Milênio Brasil, que foi criado por Lula em 2004, Dilma disse que gostaria de fazer uma homenagem ao ex-presidente:

“Processos e pessoas têm uma ligação íntima. As pessoas nos lugares certos e na hora certa mudam os processos e transformam a realidade. Por isso, eu queria, de fato, aqui, fazer uma homenagem especial ao presidente Lula”, discursou Dilma. A declaração da presidenta foi seguida de aplausos de toda a plateia, que também cantou o refrão “Olê, olê, olê, olá, Lula, Lula”. A aclamação de Lula durou 43 segundos.

Dilma, então, retomou o discurso, completando: “tenho certeza de que faço esta homenagem pelo desempenho do presidente Lula em se comprometer no Brasil com a questão do desenvolvimento e da oportunidade para os mais pobres neste País e o seu comprometimento internacional com a luta pela erradicação da pobreza nas regiões pobres do nosso planeta, que ele conhecia bem porque são muito parecidas com o Brasil, e pelo nosso posicionamento, levado pelo presidente Lula no que se refere à África, América Latina e ao Caribe. Acredito que todos nós que participamos desta cerimônia temos esse reconhecimento a prestar”.

Dilma ainda reiterou o compromisso da gestão petista em promover o desenvolvimento econômico com inclusão social. “Nós, aqui no Brasil, ao assumirmos o compromisso de transformar econômica, socialmente e ambientalmente um país, percebemos a ligação desses três eixos, que era fundamental para se desenvolver, distribuir renda, assegurar emprego, garantir serviços públicos de qualidade. Em síntese, era fundamental incluir socialmente a nossa população”.

Na mesma cerimônia, o presidente do Movimento Nacional pela Cidadania e Solidariedade, Rodrigo Rocha Loures, pediu uma salva de palmas em homenagem a Lula. “Eu peço uma salva de palmas a ele, porque ele merece”, disse Rocha Loures.

O Prêmio foi criado durante o governo Lula. Os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio são 8 e foram definidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para reduzir a pobreza e a desigualdade no mundo.

Ainda nesta quarta-feira, o ex-presidente fará uma palestra no 5º Fórum Ministerial de Desenvolvimento na capital. O evento está previsto para às 17h. Segundo a organização, o objetivo do fórum é discutir os desafios para enfrentar a pobreza, a exclusão social, o déficit de educação e saúde e o desemprego. O fórum foi organizado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e com a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento.

Com agências onlines

To top