Agência Brasil

Elenco do filme O Agente Secreto em premiação do Globo de Ouro: quatro indicações ao Oscar igualam feito de Cidade de Deus, em 2004
A lista divulgada nesta quinta-feira (22) pela Academia de Cinema dos Estados Unidos de indicados ao Oscar trouxe um feito histórico para o cinema brasileiro: quatro indicações para O Agente Secreto e uma indicação a Melhor Fotografia pelo filme estadunidense Sonhos de Trem para o trabalho do brasileiro Adolpho Veloso.
Igualando o número de indicações de Cidade de Deus, em 2004, o filme de Kleber Mendonça concorre a Melhor Direção de Elenco, Melhor Filme Internacional, Melhor Filme e Melhor Ator para Wagner Moura. O destaque dos brasileiros é uma demonstração do crescimento da cultura cinematográfica do Brasil, dos investimentos no setor e do talento dos profissionais, conforme ressaltou o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP).
“É do Brasil 4 vezes! Viva o cinema brasileiro! O filme Agente Secreto leva o cinema brasileiro ainda mais longe e reafirma a potência da nossa arte. É talento, é coragem, é identidade brasileira brilhando na maior vitrine do cinema internacional. Parabéns, Wagner. Parabéns, Kleber. Parabéns a toda a equipe que construiu e fez esse filme acontecer. Que esse reconhecimento inspire novas histórias, novos olhares e ainda mais conquistas. E Adolpho Veloso também faz história como o primeiro brasileiro nato indicado ao Oscar de Melhor Fotografia. Ver um talento nosso brilhar e ser referência técnica em Hollywood é inspirador. É a nossa excelência conquistando o mundo. Como é bom ser brasileiro!”, comemorou Randolfe.
Pernambucana, a senadora Teresa Leitão (PT) considerou as indicações como um marco “que enche de orgulho o cinema brasileiro e, especialmente, o cinema de Pernambuco”.
“Fico imensamente feliz pelo reconhecimento de um filme que nasceu do nosso território e alcançou o mundo com sua qualidade e sensibilidade. As indicações ao prêmio mais importante do cinema mundial reafirmam a força criativa de Pernambuco, que há décadas constrói um audiovisual autoral, diverso e potente. Celebrar O Agente Secreto é celebrar a resistência, a cultura e o talento da nossa terra. Que essa conquista fortaleça ainda mais o cinema pernambucano e brasileiro, abrindo novos caminhos para as próximas histórias que ainda estão por vir. Parabenizo o diretor Kleber Mendonça Filho, o ator Wagner Moura e toda a equipe por realizarem este filme tão potente. Seguimos na torcida!”, manifestou-se a senadora.
Na avaliação do também pernambucano senador Humberto Costa (PT), é um dia “realmente espetacular para a cultura e a arte do Brasil”.
“ Grande dia!!! Viva o cinema nacional! Pernambuco, literalmente, falando para o mundo. O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, coloca o Recife no centro do mundo com quatro indicações ao Oscar 2026. Nossa cultura, nossa arte, nosso orgulho! Pernambuco, Recife, frevo para o mundo inteiro ver, se encantar e aplaudir!!!”, escreveu Humberto Costa em suas redes sociais.
O líder do PT no Senado, Rogério Carvalho, foi outro senador a demonstrar alegria pelas indicações.
“Orgulho imenso das indicações de O Agente Secreto ao Oscar! Nosso cinema mostra ao mundo criatividade, história e identidade. Valorizar a cultura é fortalecer o Brasil, gerar oportunidades e afirmar quem somos. Bora, Brasil!”, convocou.
Quem também saudou o recorde de indicações dos brasileiros foi o senador Fabiano Contarato (PT-ES).
“O Brasil com cinco indicações ao Oscar! Um momento histórico para o nosso cinema! No dia 15 de março, vamos torcer juntos por essas obras que mostram ao mundo a força, a diversidade e a potência da produção audiovisual brasileira. Parabéns aos elencos, às equipes técnicas e a todos os profissionais envolvidos nesse resultado extraordinário, que reafirma o talento e a qualidade do cinema feito no Brasil. Viva!”, festejou Contarato.



