Indústria reage em fevereiro, segundo IBGE

 

Na passagem de janeiro para fevereiro de 2012, os índices regionais da produção industrial mostraram taxas positivas em sete das 14 regiões pesquisadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É o que revela o levantamento sobre a Produção Física Regional, divulgado nesta terça-feira (10/04).

 

O Pará, com crescimento de 6,2%, apontou o avanço mais acentuado, eliminando parte da queda de 13,3% verificada em janeiro. Os demais locais que registraram expansão na produção acima da média nacional (1,3%) foram: Rio de Janeiro (3,7%), Minas Gerais (3,0%), Ceará (2,5%) e São Paulo (1,5%).

 

As demais taxas positivas foram observadas nos seguintes locais: Espírito Santo (1,3%) e região Nordeste (0,8%). Por outro lado, Paraná (-7,7%), Goiás (-3,9%) e Rio Grande do Sul (-3,5%) assinalaram as taxas negativas mais acentuadas, enquanto Bahia (-0,6%), Pernambuco (-0,5%), Amazonas (-0,4%) e Santa Catarina (-0,2%) apontaram perdas mais moderadas.

 

No final do mês passado, o Indicador de Nível de Atividade (INA) da Fiesp revelou crescimento da produção de 3% na comparação com janeiro, sem os ajustes sazonais.

 

E registrou expansão de 1,2% em fevereiro sobre janeiro, na série com ajuste sazonal, influenciado principalmente pelo bom desempenho do setor automotivo, que subiu 10,7% na leitura mensal com ajuste. A alta do índice é razoável, mas dada a queda de 1,5% em janeiro, o crescimento no mês passado se torna forte. Nível de utilização da capacidade instalada ficou praticamente estável.

 

A publicação completa da pesquisa pode ser acessada na página

 

Com informações do IBGE e Fie

To top