Divulgado mais um dado que comprova a queda no preço dos alimentos durante o governo Lula: 2023 registrou a menor inflação dos supermercados dos últimos seis anos, segundo apuração da Apas (Associação Paulista de Supermercados), em parceria com a Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas).
No acumulado do ano, o chamado IPS (Índice de Preços dos Supermercados) teve aumento de apenas 1,02%. É o menor índice registrado desde 2017, informou matéria do portal iG.
Com isso, cresceu também o volume de compras dos brasileiros nesses estabelecimentos. O ICS (Índice de Consumo em Supermercados), calculado pela Alelo em parceria com a Fipe, registrou crescimento de 16% no ano passado, de acordo com o Monitor Mercantil.
Esses não são os primeiros dados divulgados em janeiro que mostram a queda no preço dos alimentos. Recentemente, o Dieese mostrou que, em 2023, o preço da cesta básica caiu em 15 das 17 capitais monitoradas pela entidade.
Já o IBGE mostrou, no último dia 11/1, que o ano passado teve a menor inflação de alimentos dos últimos seis anos. Segundo o instituto, dados do IPCA (índice de Preços ao Consumidor Amplo) o custo da alimentação em casa caiu 0,52% em 2023, e a inflação do grupo Alimentos e Bebidas também foi a menor desde 2017 (1,03%) (veja gráfico abaixo).
Alguns itens tiveram queda expressiva, tais como óleo de soja (cujo preço caiu 28%), frango em pedaços (-10,12%) e carnes (-9,37%).
Além da queda nos preços da comida, o governo Lula tomou outras medidas que ajudaram muito a aliviar a situação das famílias, como o novo Bolsa Família; a valorização do salário mínimo, que aumenta o poder de compra de trabalhadores e aposentados; e a queda no desemprego.
Tudo isso se transforma em otimismo. Pesquisa divulgada pela CNI (Confederação Nacional da Indústria) mostra que 40% da população dizem que sua situação financeira melhorou com Lula na Presidência. E 67% acreditam que vai melhorar nos próximos seis meses.