carestia

Inflação faz população deixar de comprar produtos básicos

Corrosão da renda é tão grande que até itens como leite, óleo de soja, açúcar e farinha de trigo são largados na boca do caixa. Alimentos continuam subindo acima do IPCA
Inflação faz população deixar de comprar produtos básicos

Foto: Agência PT

Levantamento da Nextop, empresa especializada em tecnologia de segurança de varejo e prevenção de perdas, aponta que 4,997 milhões de itens foram abandonados nos carrinhos entre janeiro e junho deste ano. Esse é um duro reflexo da inflação elevada e da política econômica desastrosa do atual governo. O volume é quase 16,5% maior que o do primeiro semestre do ano passado. São 704,9 mil itens a mais barrados na boca do caixa, revela pesquisa inédita feita a pedido do jornal O Estado de São Paulo.

“Um crescimento de 16,42% na quantidade de itens abandonados é altíssimo e reflete que muita gente deve estar tomando susto”, comenta Juliano Camargo, CEO e fundador da Nextop. Embora não haja uma série histórica longa dos dados, Camargo, com 25 anos de experiência no setor, acredita que a quantidade de itens devolvidos na boca do caixa não teria aumentado, caso a inflação de alimentos estivesse controlada.

No Brasil de Jair Bolsonaro e seu ministro-banqueiro Paulo Guedes, os bancos vão muito bem, acumulando lucros recordes ao longo dos anos. Já as famílias são obrigadas a conviver com uma inflação de alimentos de 9,83% neste ano até julho. No acumulado em 12 meses, a alta é de 14,72%, contra inflação geral de 10,07% registrada no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA).

Em julho, enquanto o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apurou queda de 0,68% no IPCA, “tirada da cartola” com os cortes de impostos nos combustíveis e na eletricidade, a inflação do grupo alimentação acelerou. A carestia subiu de 0,80% em junho para 1,30% em julho. Para não perder vendas, os supermercados resolveram apelar para a “xepa” antes descartada.

Confira a íntegra da matéria

To top