Inscrições em cursos de capacitação para a Copa são prorrogadas

Interessados nos cursos de idiomas, turismo ou serviços poderão se inscrever até 31 de julho.

Moradores de locais com baixa procura poderão se inscrever para cursos nas áreas de turismo e serviço, incluindo língua estrangeira
 

Interessados em cursos de qualificação profissional para a Copa do Mundo de 2014, o Pronatec Copa, terão mais tempo para realizar suas inscrições. O prazo, que havia sido encerrado na segunda-feira (16/7), foi prorrogado para 31 de julho em 62 municípios, que tiveram baixa procura. São 29 cursos gratuitos nas áreas de turismo e serviços, incluindo línguas (inglês, espanhol e libras).

Segundo o último balanço do Ministério do Turismo, divulgado nesta terça-feira (17/7), 151 mil pessoas já se inscreveram, e 45.949 foram pré-matriculadas e formam turmas em todo o Brasil. Na primeira seleção, foram contemplados as 12 cidades-sede da Copa e 117 municípios – 74 em estados que receberão o campeonato e 43 em regiões turísticas.

Os municípios em que o prazo de inscrição foi prorrogado na região Nordeste são: Maceió (AL), Lençóis (BA), Aquiraz, Aracati, Beberibe, Caucaia, Fortaleza e Jijoca de Jericoacoara (CE), Barreirinhas e São Luiz do Maranhão (MA), Cabo de Santo Agostinho, Caruaru, Igarassu, Ilha de Itamaracá, Ipojuca, Olinda, Recife e Tamandaré (PE), Parnaíba (PI) e Parnamirim (RN).

Nas regiões Norte e Centro-Oeste, estão na lista: Manacapuru e Manaus (AM), Brasília (DF), Alto Paraíso de Goiás, Formosa, Goiânia e Pirenópolis (GO), Corumbá (MS), Chapada dos Guimarães e Cuiabá (MT). Na região Sul, terão inscrições prorrogadas: Curitiba, Foz do Iguaçu, Paranaguá e Ponta Grossa (PR), Bento Gonçalves, Canoas, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Borja e Uruguaiana (RS), Balneário Camboriú e Florianópolis (SC).

Na região Sudeste: Brumadinho, Congonhas, Mariana, Nova Lima, Ouro Preto, Sabará, Sete Lagoas e Tiradentes (MG), Angra dos Reis, Niterói, Petrópolis, Rio de Janeiro e Teresópolis (RJ), Atibaia, Campinas, Guarujá, Peruíbe, Santos, São Paulo e São Vicente (SP).

Inscrições
Para se inscrever, basta acessar o site do Pronatec Copa. Moradores das cidades-sede da Copa das Confederações em 2013 (Brasília, Fortaleza, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife e Salvador), trabalhadores do setor turístico e portadores de deficiências terão prioridades na selação.

O Ministério do Turismo lembra que a inscrição só é efetivada quando o aluno faz a confirmação. Depois de preencher o formulário, escolher o curso e finalizar a inscrição, é necessário conferir a caixa de email, para o qual será enviado um pedido de confirmação. Todas as informações, como data de início das aulas e horário de cada curso em sua cidade serão repassadas por email. Vale ficar atento à caixa de lixo eletrônico (spam).

Cursos
Os cursos terão quatro meses de duração. Os alunos, que devem ter mais de 18 anos, terão auxílio estudantil, como alimentação e transporte. As turmas formadas terão de 7 a 30 alunos, variando conforme a demanda por cursos e equipamentos. As aulas são dadas pelo Sistema S, Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), do Serviço Social do Comércio (Sesc), do Serviço Social da Indústria (Sesi) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Alunos que não forem convocados nesta etapa poderão refazer o procedimento quando as inscrições forem reabertas, no próximo semestre. No total, o programa deverá oferecer 240 mil vagas até a Copa, 40 mil por semestre.

Assessoria do senador José Pimentel e Ministério do Turismo  

To top