Inscrições para o Pronatec Copa começam nesta sexta

A cada semestre serão ofertadas 40 mil novas vagas, em 32 cursos presenciais e gratuitos

O Ministério do Turismo reabriu, nesta sexta-feira (29/06), as inscrições do programa Pronatec Copa. Até o próximo dia 16, os interessados podem se inscrever para as 40 mil vagas distribuídas em 117 municípios brasileiros.

São 29 cursos profissionalizantes para ocupações da área de turismo e, ainda, capacitação nos idiomas inglês, espanhol e libras (Língua Brasileira de Sinais). Os cursos são integralmente presenciais, gratuitos, e duram entre 160 e 360 horas/aula.

As aulas serão realizadas em unidades dos parceiros executores do programa, entidades do Sistema S e institutos federais de educação. Para concorrer a uma das vagas, os interessados deverão solicitar o ingresso exclusivamente pelo site www.pronateccopa.turismo.gov.br.

Empresas que tenham interesse em formar turmas de colaboradores devem entrar em contato com as unidades estaduais/municipais do Senac ou pela central telefônica do Ministério do Turismo: 0800 606-8484. Todos os empreendimentos participantes receberão uma identificação do governo federal, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do país para a Copa do Mundo de 2014.

Pessoas com deficiência, profissionais que já trabalham com turismo e moradores das seis cidades-sede da Copa das Confederações 2013 terão prioridade na pré-matrícula. Nesta etapa, os cursos de inglês e espanhol são exclusivamente ofertados para empregados do setor de turismo. Para todos os candidatos, a idade mínima exigida é 18 anos. Após a confirmação de matrícula, os alunos terão direito a auxílio estudantil (transporte e alimentação).

Segundo o Ministério do Turismo, somente durante os 30 dias da Copa do Mundo de 2014, a expectativa é que 600 mil estrangeiros visitem o Brasil e três milhões de brasileiros circulem pelo país. Em 2014, a projeção do Ministério do Turismo é que o país receba 7,2 milhões de turistas estrangeiros, que deixarão US$ 9,2 bilhões em divisas.

Com informações de agências

To top