Inscrições para Pronatec da Copa; 240 mil profissionais serão capacitados

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Copa – programa de qualificação que tem como meta formar 40 mil profissionais por semestre em 32 áreas ligadas ao receptivo turístico, como auxiliar de cozinha, camareira e garçom, inglês, espanhol e Língua Brasileira de Sinais (Libras) – foi lançado pelo Ministério do Turismo na segunda-feira (02/04).

As inscrições, que começaram na terça-feira (03/04), irão contemplar as doze cidades-sedes da Copa do Mundo de 2014, além dos municípios do entorno e destinos de visibilidade internacional. 

O programa tem como objetivo qualificar os maiores de 18 anos que já trabalham com turismo ou que pretendem se profissionalizar no setor.  Segundo o ministro do Turismo, Gastão Vieira, a meta é capacitar 240 mil alunos até 2014. “Queremos formar profissionais capazes de representar um Brasil forte e desenvolvido, e mostrar ao mundo que estamos preparados para receber bem os visitantes internacionais”, ressalta.

Os cursos, que serão desenvolvidos em parceria com os institutos federais de educação profissional e o Sistema S (Sesc, Sesi e Senai), serão disponibilizados conforme a escolaridade do aluno.

Será oferecida aos interessados que tiverem o ensino fundamental completo, além dos 32 cursos de qualificação, a opção de se inscreverem simultaneamente em aulas de idiomas ou Libras. As aulas serão presenciais e gratuitas, e terão duração mínima de 160 horas – uma média de quatro meses.

Os alunos receberão auxílio alimentação e transporte e, neste primeiro ano, serão priorizadas as inscrições de interessados portadores de deficiência e residentes nas cidades-sede da Copa das Confederações.

As empresas parceiras que tiverem funcionários qualificados pelo programa receberão uma identificação, atestando que o estabelecimento fez parte da preparação do País para a Copa do Mundo da Federação Internacional de Futebol Associado (Fifa) de 2014. 

Ministério do Turismo

As inscrições podem ser feitas no site.

Saiba mais:

Sistema S cumpre papel fundamental na oferta de cursos profissionais. 

Pronatec amplia as vagas das redes estaduais de educação profissional.

To top