Pela democracia

Intelectuais e ex-ministros pedem a Barroso que não ignore a ONU

Em carta, grupo lembrou as posições de Barroso em prol do cumprimento de tratados internacionais. “Temos em comum a preocupação com a democracia”
Intelectuais e ex-ministros pedem a Barroso que não ignore a ONU

O ministro do STF Luís Roberto Barroso toma posse como membro efetivo do TSE. Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Juristas, ex-ministros e intelectuais enviaram uma carta ao ministro Luís Roberto Barroso, responsável por julgar a candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

No documento enviado nessa quinta (30), eles pedem que Barroso leve em conta a determinação do Comitê de Direitos Humanos da ONU pela candidatura de Lula. Há quase duas semanas, a entidade solicitou que o Brasil garanta a Lula “tome todas as medidas necessárias” para garantir que o ex-presidente exerça seus direitos políticos como candidato”.

O documento é assinado pelos ex-ministros Luiz Carlos Bresser-Pereira e Celso Amorim, o consultor da ONU Paulo Sérgio Pinheiro, os professores Maria Vitoria de Mesquita Benevides, Fabio Konder Comparato, Luiz Felipe Alencastro e Dalmo Abreu Dallari, e o engenheiro Pedro Celestino.

A carta foi divulgada em primeira mão pelo portal Tutaméia.

Confira a matéria na íntegra

To top