seminário internacional

Intelectuais e chefes de Estado mostram-se atentos ao Brasil

Noam Chomsky, Dominique de Villepin, Massimo D’Alema e outros pensadores foram unânimes em destacar o impacto das eleições
Intelectuais e chefes de Estado mostram-se atentos ao Brasil

Foto: Sérgio Silva/FPA

Em meio à prisão política de Lula e o desrespeito a tratados internacionais, o mundo está de olho na atual situação do Brasil. Pensadores do mundo todo se reuniram para discutir democracia, relações internacionais e os avanços do neoliberalismo no Seminário Internacional “Ameaças à democracia e a Ordem Multipolar”, realizado pela Fundação Perseu Abramo no último dia 14.

Foi unânime entre os participantes a aposta de que o resultado eleitoral terá um enorme impacto no cenário internacional. Seja pela chance de retomada de um projeto cooperativo entre os países, como pontuou o ex-primeiro-ministro espanhol José Luis Zapatero. Ou então, pelo exemplo de superação da anormalidade democrática conforme alertou o ex-diretor da UNESCO Pierre Sané: “Meu país [Senegal], importou duas coisas do Brasil: uma boa, o Bolsa Família para combater a pobreza e uma ruim: a judicialização da política”, disse Sané.

Cenário internacional
Em outro debate, Noam Chomsky,  Luiz Carlos Bresser Pereira, o ex-governador mexicano Cuauhtémoc Cárdenas, o ex-senador chileno Carlos Ominami e Zapaterom ex-chefe de Estado da Espanha, trouxeram à pauta os desafios de seus países em superar a desigualdade.

Chomsky falou sobre a derrota do conservadorismo para o ultraneoliberalismo e o impacto dessas mudanças no tecido social americano. “Embora os Estados Unidos sejam de longe o país mais rico do mundo, é um dos piores nos indicadores sociais a OCDE“. Ele também alertou para o domínio do dinheiro nas eleições dos EUA. “Quando um político diz que está trabalhando a favor dos empregos, você tem que entender que ele está trabalhando a favor do lucro”, salientou.

Confira a íntegra da matéria

 

To top