Combate à fraude

Interdição permanente para empresas que fraudam remédios

Até agora, a lei estabelecia prazo de noventa dias para a chamada “interdição cautelar”
Interdição permanente para empresas que fraudam remédios

Foto: Divulgação

Empresas que forem flagradas adulterando, alterando, falsificando ou mesmo expondo para comercialização medicamentos, artigos de higiene pessoal serão interditadas por prazo indeterminado. A nova regra foi estabelecida pelo projeto de lei do senador Humberto Costa (PT-PE), aprovada nesta terça-feira (15) pelo plenário do Senado. O texto segue agora para sanção presidencial.

Até agora, a lei estabelecia prazo de noventa dias para a chamada “interdição cautelar”. Era o tempo para que fossem feitos testes e reunidas provas para comprovar a adulteração. Se o prazo fosse esgotado antes de comprovada a falsificação, o laboratório, farmácia ou distribuidora de medicamentos podia voltar a trabalhar normalmente enquanto o processo não fosse concluído.

“Muitas vezes a fiscalização vai a uma farmácia e descobre que ali existem medicamentos roubados, falsificados ou adulterados, faz o fechamento provisório da empresa, mas ela volta a funcionar. Com essa proposta, a empresa só vai poder funcionar depois que o processo administrativo legal tiver sido concluído”, explicou .

Humberto disse que seu  objetivo  é construir um arcabouço jurídico que trate do que considera “crimes contra a humanidade”.

O projeto de Lei (PLS 464/2011) já havia sido aprovado pelo plenário do Senado. Na Câmara, foi feita alteração para incluir os itens de  cosméticos,  higiene  pessoal e perfumaria entre os artigos listados no projeto. Originalmente, ele tratava apenas de produtos e insumos farmacêuticos. Na Comissão de Constituição e Justiça do Senado, o relator, Jorge Viana (PT-AC), acatou as emendas. Segundo ele, elas “aperfeiçoam o projeto”.

Combate à falsificação

A tentativa de barrar a falsificação de medicamentos não é uma ação nova para parlamentares e governos petistas. Desde 2004, durante o primeiro governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, várias ações de cunho sanitário e policial tentaram diminuir a oferta de produtos relacionados à saúde irregulares – sejam falsificados, sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária ou contrabandeados.

Nos governos petistas, houve um esforço extraordinário de combater a falsificação de forma mais rígida, extrapolando as sanções administrativas sanitárias e adentrando a esfera penal. Convênio firmado entre a Anvisa e o Conselho Nacional de Combate à Pirataria firmado em dezembro de 2008 estabeleceu a assessoria técnica da Agência nas ações da Polícia Federal, em especial nas zonas de fronteira, nos crimes cibernéticos, laboratórios clandestinos e na falsificação ou adulteração de medicamentos, alimentos, cosméticos ou  saneantes.

Segundo dados da Anvisa e Polícia Federal, entre os anos de 2007 e 2011, foram realizadas 224 operações, totalizando 659 prisões em flagrante. Dentre os presos, cerca de 70% são os proprietários dos estabelecimentos inspecionados, 15% são os farmacêuticos responsáveis técnicos e o restante são outras pessoas envolvidas na atividade criminosa. Também são casos de prisão em flagrante a comercialização e fabricação dos medicamentos ditos como “naturais”, os fitoterápicos sem registro na Anvisa. Entre as operações realizadas, 45% foram apreensões desses medicamentos, cujas embalagens prometem curas milagrosas para diversas doenças, como câncer, AIDS, hipertensão, atrite, artrose, entre outras.

Reprodução autorizada mediante citação do site PT no Senado

To top